Poucos se sabe sobre o poeta lusitano Luís de Camões, nem mesmo o lugar e o ano em que nasceu. Supõe-se que tenha nascido em Lisboa, provavelmente em 1524 ou 1525. Veja a seguir algumas curiosidades e fatos polêmicos sobre sua vida e obra. Inclusive a relação com a banda de rock Legião Urbana.

 

Em 1549, Camões partiu para a localidade de Ceuta, na África, onde juntou-se ao exército português na luta contra os mouros.

 

Quando voltou para Portugal, esteve preso por ter arranjado confusão e se metido em lutas em ruas e tavernas.

 

Conta-se que durante uma passagem por Macau, no sul da China, trabalhou cuidando de defuntos e ausentes (a função chamava-se “provedor-mor de assuntos e ausentes”).

 

O navio onde viajava em direção a Goa, na Índia, naufragou. Praticamente toda a população, inclusive a esposa chinesa do poeta, morreu. O único sobrevivente foi Camões, que levou consigo os manuscritos de Os Lusíadas.

 

Os Lusíadas é uma epopeia sobre a viagem do navegador português Vasco da Gama e os marinheiros que com ele contornaram o Cabo da Boa Esperança, no sul da África. Fala também sobre as grandes navegações e o império português no oriente.

 

Os Lusíadas possuem 10 cantos e exatas 1.102 estrofes. No total, são 8.816 versos.

 

A obra foi dedicada ao rei D. Sebastião, que governou Portugal entre 1557 e 1578. Uma curiosidade interessante: a morte D. Sebastião deu início a um movimento profético e místico chamado sebastianismo. Os seus seguidores acreditavam que… CONTINUE A LEITURA

Share: