Você sabia que existe água na forma de gelo na Lua? Sabia também que o nosso satélite natural está se afastando da Terra? Descubra nas linhas a seguir algumas curiosidades assombrosas e muito interessantes sobre a Lua.

 

A Lua está 384.405 quilômetros distante da Terra. Seu diâmetro é de 3.476 quilômetros e o período de rotação de 27,32 dias terrestres. Outra informação importante: um dia lunar dura 29,53 dias terrestres.

 

Os dias lunares são escaldantes e a noites extremamente frias. A temperatura superficial varia de -150º a 120º Celsius.

 

A atmosfera lunar é constituída dos seguintes gases, na ordem: neônio, hélio, hidrogênio e argônio. A crosta é formada por rochas ricas em cálcio.

 

As primeiras observações da Lua com telescópios são de novembro de 1609 e foram feitas pelo cientista italiano Galileu Galilei.

 

Apesar de não ser a maior – a maior é Ganimedes, uma das luas de Júpiter –, a nossa lua é “proporcionalmente” o maior satélite natural do Sistema Solar.

 

Existe uma teoria científica que afirma ter a Lua surgida da colisão de um planeta chamado Theia, de tamanho equivalente ao de Marte, com a Terra. Tal teoria é conhecida dos astrônomos como Big Splash.

 

A Lua se formou cerca de 95 milhões de anos após o surgimento do Sistema Solar.

 

Pesquisas da Nasa confirmaram a existência de água em estado sólido na Lua. Dados enviados pela sonda Lcross em 2009 indicaram a existência de água em uma região em sombra perpétua no fundo de uma cratera chamada Cabeus, perto do polo sul lunar.

 

As crateras da Lua são formadas quase em sua totalidade pelo choque de meteoritos. A pergunta que não quer calar: se a Terra também é bombardeada por objetos celestes, por que as suas crateras não podem ser vistas do espaço? Resposta: algumas crateras são vistas por satélites, sim. A imensa maioria, porém, desaparece ou se torna impercebível graças a efeitos como a erosão.

 

O que aconteceria se a Lua não existisse? O eixo da Terra giraria como um pião e o planeta mudaria de posição de tal forma que os polos poderiam, de vez em quando, ficar apontados para o sol. Quanto ao clima, ele entraria em parafuso e haveria períodos quentíssimos com outros congelantes.

 

A Lua se afasta da Terra a uma velocidade de um a três centímetros por ano e três metros por século.

 

Entre cápsulas, satélites e naves tripuladas, 70 missões visitaram o nosso satélite natural desde 1959. A missão mais famosa foi a Apolo 11, que levou o primeiro homem à Lua.

 

Você sabia que existem cinco bandeiras dos Estados Unidos fincadas na Lua?

 

Por onde o homem passa deixa resíduos. Os astronautas que foram à Lua, por exemplo, deixaram por lá bolas de golfe, roupas, botas, sacos de xixi…

 

Se a Lua fosse habitada na mesma proporção da Terra, teria 1,64 bilhão de pessoas.

 

Share: