Via Láctea significa “Caminho de Leite”. Acredita-se que tenha recebido esse nome dos romanos que, por sua vez, devem tê-lo emprestado dos gregos.

A Via Láctea é também conhecida em Portugal como Estrada de Santiago.

Ela é parte de um aglomerado de 30 galáxias chamado Grupo Local. Além da Via Láctea integram o aglomerado galáxias como Andrômeda e Pequena e Grande Nuvem de Magalhães.

A Via Láctea é uma galáxia do tipo espiral barrada. É constituída de seis partes: núcleo, bulbo central, disco, braços espirais, componente esférico e halo.

No total, a Via Láctea possui seis braços. Esses braços foram batizados de Norma, Perseu, Sagitário, Scutum-Crux, Cygnus e Órion.

A parte mais espessa da galáxia é o centro, formado quase que totalmente por estrelas velhas, com idade entre 10 e 13 bilhões de anos.

Acredita-se que a Via Láctea possua 13,7 bilhões de anos.

Ela possui diâmetro de 100 mil anos-luz, que corresponde à metade da distância da Terra à vizinha Grande Nuvem de Magalhães.

Se fôssemos conduzir um carro a uma velocidade constante de 160 quilômetros por hora, levaríamos cerca de 221 milhões de anos para chegar ao centro da Via Láctea.

A Via Láctea e a galáxia de Andrômeda deverão colidir um dia, formando uma única mega galáxia.

Os astrônomos suspeitam que as galáxias Pequena e Grande Nuvem de Magalhães sejam formadas por estrelas que se desgarraram da Via Láctea.

A Via Láctea possui cerca de 200 bilhões de estrelas. Se metade delas possui planetas (em torno de quatro por estrela), presume-se que a galáxia contenha 400 bilhões de planetas.

Nós só conseguimos enxergar 15 mil estrela a olho nu, o que não dá nem 0,5% das estrelas da galáxia.

Até o ano de 2012 foram descoberto 864 planetas fora do Sistema Solar.

O Sistema Solar fica a 30 mil anos-luz ou 285 quatrilhões de quilômetro do centro da Via Láctea.

O sol leva 250 milhões de anos para dar uma volta completa na Via Láctea. Desde o surgimento da galáxia, há cerca de 13,7 bilhões de anos, ele deu somente 54 voltas.

Uma viagem só de ida a Alpha-Centauri, a estrela mais próxima do Sol levaria 70 000 anos.

A constelação Cruzeiro do Sul é formada por 54 estrelas, das quais só conseguimos enxergar cinco à olho nu.

As estrelas do trio chamado no Brasil de Três Marias – também conhecido como Cinturão de Órion, vale lembrar – chamam-se Mintaka, Alnilam e Alnitaka.

O buraco negro localizado no centro da Via Láctea possui massa estimada em 4 milhões de vezes a do Sol. Recentemente, descobriu-se que ele é circundado por outras dezenas de buracos negros.

A Via Láctea é 20 bilhões de vezes mais brilhante que o sol.