Uma das melhores cidades para se viver, uma das cidades com maiores oportunidades para a carreira, um dos melhores parques aquáticos do hemisfério sul… Os nove estados do Nordeste possuem atrações – e muitas curiosidades – que você certamente devia conhecer. Siga os tópicos abaixo e veja como esse pedaço do Brasil é sedutor.

 

QUARTO ESTADO COM MAIOR NÚMERO DE MUNICÍPIOS – Com 417 municípios, a Bahia é o quarto estado com maior número de cidades do Brasil.

 

TERCEIRA CIDADE MAIS POPULOSA DO BRASIL – Com quase 3 milhões de habitantes, Salvador é terceira cidade mais populosa do país. É também a oitava mais populosa da América Latina.

 

LOCAL DE DESCOBRIMENTO DO BRASIL – O primeiro lugar onde os futuros colonizadores portugueses aportaram foi na atual região de Porto Seguro, na Bahia.

 

PRIMEIRA CAPITAL DO BRASIL – Salvador foi a primeira capital do país, posto que manteve até 1 763, quando o Rio de Janeiro passou a ser a capital.

 

MAIS ANTIGA CAPITAL DE UMA UNIDADE FEDERATIVA – Fundada em 1537, a cidade do Recife é a mais antiga capital de estado brasileira.

 

A PRIMEIRA SINAGOGA DAS AMÉRICAS – A primeira sinagoga das Américas foi fundada em Recife durante o domínio holandês. Com a retomada da região pelos portugueses, os judeus imigraram para a cidade de Nova Amsterdã, atual Nova York, onde fundaram a primeira sinagoga da América do Norte.

 

MAIOR PARQUE TECNOLÓGICO BRASILEIRO – Recife é atualmente o maior polo tecnológico do Brasil. Localizado no centro histórico da cidade, o parque tecnológico Porto Digital reúne empresas como IBM, Microsoft, HP, Samsung e Fiat-Chrysler. Abriga também mais de 240 startups do setor tecnológico.

 

RITMOS REGIONAIS HIPNOTIZANTES – O Nordeste é o berço do forró, do frevo, do maracatu, do axé, do xaxado, do samba de roda e do mangue beat. O frevo é um dos principais ritmos da cidade do Recife, sendo bastante tocado durante o carnaval.

 

ESCRITORES E POETAS TALENTOSOS – Como todos sabem, o Nordeste é o berço de alguns dos mais importantes escritores brasileiros, entre os quais Jorge Amado, Ariano Suassuna, Luís da Câmara Cascudo, Gonçalves Dias, José de Alencar, Castro Alves, Aluísio Azevedo, João Cabral de Melo Neto, João Ubaldo Ribeiro, Raquel de Queiroz, Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Ferreira Gullar, Jorge de Lima, Lêdo Ivo, Augusto dos Anjos, Josué Montello, Manuel Bandeira, Arthur Azevedo, Jorge de Lima, Graça Aranha, Nelson Rodrigues, José Louzeiro, Torquato Neto e Gilberto Freyre.

 

CULINÁRIA REGIONAL IRRESISTÍVEL – É impossível falar de Nordeste sem citar a sua culinária regional. Os baianos têm o acarajé e o bobó de camarão, os pernambucanos têm o bolo de rolo e o bolo Souza Leão e os cearenses têm o baião-de-dois. Isso sem esquecer delícias comuns a muitos estados como a tapioca, o cuscuz nordestino, o feijão-de-corda, o queijo de coalho, a carne de sol desfiada, a fritada de camarão e o sarapatel.

 

FRUTAS DELICIOSAS – Os moradores das regiões Sul e Sudeste talvez nunca tenham ouvido falar, mas é possível encontrar no Nordeste sucos, sobremesas e sorvetes deliciosos, feitos com frutas como a mangaba, o cajá, o jambo, o sapoti, a seriguela, o araçá, o jenipapo e o embu. E não podemos esquecer das frutas mais conhecidas, como o caju (nada como um suco do caju “espremido” na hora), o coco, a manga, a pitanga, a graviola e o abacaxi.

 

MAIOR PRODUTOR DE CACAU – O Brasil é o quarto maior produtor de cacau do mundo, sendo que mais de 90% do produto é cultivado no estado da Bahia.

 

MAIOR PRODUTOR DE PETRÓLEO EM TERRA – O maior produtor de sal do Brasil é o Rio Grande do Norte (mais de 90% do sal consumido pelos brasileiros sai de lá), com o detalhe de que também é o maior de petróleo extraído em terra. Ambos movimentam a economia do norte do estado, sobretudo da região de Mossoró.

 

PATRIMÔNIOS DA HUMANIDADE – O Nordeste possui um patrimônio histórico rico e variado, de fortes coloniais a igrejas barrocas. Alguns foram reconhecidos pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade. É o caso dos centros históricos de Salvador (BA), Olinda (PE) e São Luiz (MA), além da Praça de São Francisco, na cidade sergipana de São Cristóvão. O centro histórico de Salvador, só para citar um exemplo, compreende as ruas e monumentos arquitetônicos da época do Brasil colonial, como o chamado Pelourinho. Como primeira capital do Brasil, Salvador possui diversas ladeiras, becos e ruas com construções de influência portuguesa.

 

MAIOR BLOCO DE CARNAVAL DO MUNDO – O Galo da Madrugada, que toma as ruas do Recife durante o carnaval, é considerado pelo Guiness Book o maior bloco de carnaval do mundo. Ele chega a reunir mais de 1 milhão de pessoas.

 

O MAIOR ARRAIAL DO MUNDO – A cidade pernambucana de Caruaru abriga a maior festa de São João do Mundo, que atrai milhares de pessoas durante o mês de junho. Além de barracas com comidas típicas, ela oferece apresentações musicais e concursos de quadrilhas, além de outras atrações. O problema é que o título é contestado pela paraibana Campina Grande, que afirma ser ela a dona do maior São João do Mundo. É difícil dizer quem está certo, mas em todo o caso ambas estão nos primeiros lugares.

 

BASE DO PROGRAMA ESPACIAL BRASILEIRO – O Nordeste é a base de lançamento de foguetes do programa espacial do Brasil. O país iniciou esse programa no Centro de Lançamento de Foguetes da Barreira do Inferno, na cidade potiguar de Parnamirim, em 1 965. Mais tarde, inaugurou a Base de Alcântara, no estado do Maranhão.

 

TERCEIRO MAIOR PARQUE EM ÁREA URBANA – Localizado em Natal, o Parque das Dunas é um dos três maiores parques urbanos do Brasil. Os outros dois são a Floresta da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, e o Parque Estadual da Cantareira, na capital paulista.

 

SEGUNDA CAPITAL MAIS VERDE DO MUNDO – A cidade de João Pessoa foi escolhida durante os anos 90 como a segunda capital mais verde do mundo. Mesmo tendo perdido o posto, ela está atualmente entre as cidades mais verdes do Brasil, ao lado de Curitiba, Goiânia, Belo Horizonte, Campinas e Porto Alegre.

 

MAIOR QUANTIDADE DE ILHAS DO LITORAL BRASILEIRO – O litoral do Maranhão possui a maior quantidade de ilhas de todo o litoral do Brasil. São Luís, a capital maranhense, está localizada numa ilha.

 

MAIOR PARQUE AQUÁTICO DA AMÉRICA LATINA – Com seus tobogãs alucinantes, o Beach Park é o maior parque aquático de toda a América Latina. Fica na região metropolitana de Fortaleza (mais precisamente em Aquiraz) e atrai milhares de brasileiros todos os anos.

 

A VENEZA BRASILEIRA – Imagine uma cidade cercada por rios e com inúmeras pontes – incluindo a mais antiga da América Latina. Ela existe e se chama Recife, a capital de Pernambuco. Banhada por rios como o Beberibe, ela é conhecida em todo o Nordeste como a Veneza brasileira.

 

UMA DAS MELHORES CIDADES PARA FAZER CARREIRA – Campina Grande, no interior da Paraíba, foi escolhida pela revista Exame como uma 10 melhores cidades brasileiras para trabalhar e fazer carreira.

 

MELHOR CAPITAL PARA APROVEITAR A APOSENTADORIA – João Pessoa foi também apontada por uma organização internacional como a melhor capital brasileira para aproveitar a aposentadoria.

 

O AR MAIS PURO DO PLANETA – Na verdade, o lugar com o ar mais puro do planeta é a Antártida. Mas se considerarmos a regiões habitáveis, Natal, no Rio Grande do Norte, é o lugar que possui o mais puro. E quem diz isso é a própria NASA.

 

LUGAR ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO – João Pessoa é conhecida como “Porta do Sol”, ou a cidade do Brasil onde o sol nasce primeiro. Localizada na região metropolitana de João Pessoa, a Ponta do Seixas possui até um marco que sinaliza o nascer do astro-rei.

 

AS ROCHAS MAIS ANTIGAS DO BRASIL – As rochas mais antigas encontradas no Brasil estão no município de Serra Caiada, no Rio Grande do Norte, a 100 quilômetros de Natal. Presume-se que elas tenham em torno de 3,8 bilhões de anos. E o mais legal: é possível subir a serra que dá nome à cidade, de onde pode-se conhecer a vegetação local e aproveitar (sob forte vento) uma vista incrível das imediações.

 

UMA DAS REGIÕES MAIS RICAS EM FÓSSEIS DE QUE SE TEM NOTÍCIAS – Uma das regiões mais conhecidas do Ceará é a Chapada do Araripe, localizada no sul do estado – divisa com Piauí e Pernambuco. O Araripe é um dos locais mais ricos em fósseis do mundo. Fósseis do que é considerado o maior pterossauro do hemisfério sul foram descobertos na região.

 

ALGUNS DOS MAIS IMPORTANTES SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS DE TODO O BRASIL – O Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, é a mais conhecida e mais importante área de preservação arqueológica do país. Possui uma impressionante concentração de sítios arqueológicos com pinturas rupestres e outros indícios do homem primitivo. Outro sítio importante encontra-se na cidade paraibana de Souza. O motivo: a alta incidência de pegadas de dinossauros. São encontradas nessa região do sertão pegadas de mais de 80 espécies de dinos.

 

O MAIOR CAJUEIRO DO MUNDO – Com 8.500 metros quadrados de copa, o cajueiro de Pirangi, na região metropolitana de Natal, foi reconhecido pelo Guiness Book como o maior do mundo. Seu tamanho é equivalente a 70 cajueiros colocados lado a lado. A produção é de 60 mil a 80 mil cajus por safra. Mas há quem diga que o maior é na verdade o Cajueiro Rei, do Piauí, com 300 metros quadrados a mais que o do Rio Grande do Norte.

 

IMAGEM ACIMA: Praia de Genipabu, Natal, Rio Grande do Norte.

 

Share: