Como são chamadas as pessoas que nascem em Salvador, na Bahia? É verdade que Salvador possui a maior porcentagem de descendentes de africanos do Brasil? Quais as principais atrações da cidade? Veja nas linhas a seguir algumas informações, dicas e curiosidades sobre essa fascinante capital brasileira.

 

Salvador, a capital da Bahia, foi fundada em 1549 como Salvador da Bahia de Todos os Santos.

 

Os habitantes de Salvador são chamados de soteropolitanos. Por sinal, soteropólis significa em grego “cidade do Salvador”, uma homenagem a Jesus, visto pelos cristãos como salvador da humanidade.

 

A Baía de Todos os Santos recebeu esse nome por ter sido descoberta no Dia de Todos os Santos, um dos mais importantes do calendário católico romano.

 

Com aproximadamente 3 milhões de habitantes, Salvador é a terceira cidade mais populosa do Brasil (as duas primeiras são São Paulo e Rio de Janeiro) e a primeira do Nordeste.

 

A maior parte da população – em torno de 80%, para ser mais específico – possui antepassados africanos. Salvador é a capital com maior proporção de negros e pardos do Brasil.

 

A região metropolitana de Salvador envolve os seguintes municípios: Salvador, Camaçari, Candeias, Dias D´Ávila, Simões Filho, Vera Cruz, Lauro de Freitas, Itaparica, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, São Sebastião do Passé e São Francisco do Conde.

 

Com 70 mil habitantes, o bairro de Brotas é o mais populoso da cidade.

 

O bairro com maior percentual de negros é Pernambués, com 53 mil pessoas de origem africana. Tido como o bairro mais negro da cidade, a Liberdade nem sequer está entre os cinco mais representativos da negritude local.

 

Salvador foi a primeira capital do Brasil até 1763.

 

A primeira escola de medicina do Brasil foi fundada em Salvador.

 

Encontradas em quase todo o Centro Histórico, as baianas do acarajé possuem… CONTINUE A LEITURA

Share: