O grunge foi um subgênero do rock surgido no início dos anos 1990 e com repercussão no mundo todo. Entre as bandas que tocavam nesse estilos vale lembrar do Pearl Jam e do Nirvana. Formada por músicos como Kurt Cobain, o Nirvana foi uma banda que marcou época. Veja nos tópicos abaixo algumas curiosidades sobre ela.

 

O Nirvana foi uma banda norte-americana fundada em 1987 na cidade de Aberdeen, no estado de Washington, por Curt Cobain e Krist Novoselic. O baterista Dave Grohl passou a fazer parte do grupo somente em 1990.

 

A banda surgiu em meio ao movimento grunge, que tinha como características o visual despojado dos músicos, a sonoridade inspirada no heavy metal e no punk, letras com doses elevadas de angústia e sarcasmo e um curioso ponto em comum: quase todas as bandas eram de Seattle, no estado de Washington. Entre as bandas mais conhecidas estão Alice in Chains, Soundgarden e Pearl Jam.

 

O Nirvana estourou com o lançamento do álbum Nevermind, em 1991. Elogiado tanto pela crítica quanto pelo público, ele vendeu 35 milhões de cópias no mundo todo. Deu origem a quatro singles, sendo o Smells Like Teen Spirit o mais bem recebido.

 

Smells Like Teen Spirit, uma das faixas principais do álbum, foi considerada uma das 500 melhores canções de todos os tempos pela revista Rolling Stone. Já Nevermind ficou em 17º lugar na lista dos melhores álbuns.

 

Nem todos repararam, mas o título Smells Like Teen Spirit não é mencionado em nenhum trecho da música. E quase ninguém fora dos Estados Unidos sabe, mas Teen Spirit é o nome de uma marca de desodorante. A inspiração da música surgiu depois que uma amiga de Cobain escreveu Kurt Smells Like Teen Spirit numa parede.

 

Dave Grohl não foi o único baterista que tocou em Nevermind. Por sinal, houveram outros quatro baterista antes de seu ingresso definitivo como integrante do Nirvana.

 

Nevermind foi de início batizado como Sheep. Só mais tarde, o grupo resolveu chamá-lo de Never Mind (separado) e Nevermind (junto).

 

Curiosamente, a faixa Endless Nameless não foi incluída nas primeiras 50 mil cópias de Nevermind devido a um erro de remasterização.

 

Cobain sofria de vício em heroína e depressão. Foi encontrado morto em 8 de abril de 1994 em sua casa, em Seattle. Os indícios apontaram suicídio por arma de fogo. Ele teria dado um tiro na própria cabeça com uma espingarda. Assim como outros astros do rock – Jimi Hendrix, Jim Morrison, Janis Joplin e Amy Winehouse –, Cobain tinha 27 anos quando morreu.

 

De acordo com Courtney Love, viúva do vocalista, Cobain deixou mais de 100 músicas gravadas, a maioria fragmentos. Apenas oito eram músicas completas.

 

Kurt Cobain e Courtney Love se casaram em 1992 na praia de Waikiki, no Havai. Seis meses mais tarde, nasceu Frances Bean Cobain, a única filha do casal. O relacionamento durou até a morte de Kurt, em 1994. Um detalhe: Love também foi casada com Billy Corgan, do The Smashing Pumpkins.

 

Após a morte de Cobain, Krist Novoselic começou a se envolver com política. Chegou a dar apoio explícito ao então candidato à presidência dos Estados Unidos John Kerry (ele era afiliado do Partido Democrata). Recebeu de Dave Grohl um convite para integrar o Foo Fighters, mas recusou.

 

Com o fim do Nirvana, o baterista Dave Grohl investiu em sua nova banda, o Foo Fighters. O próprio Dave assumiu todos os instrumentos nas primeiras gravações, com as quais fez 100 fitas distribuídas para amigos e conhecidos. Diversas gravadoras mostraram interesse e pouquíssimo tempo depois, Grohl lançou o primeiro álbum da banda, intitulado Foo Fighters.

 

Dave Grohl já tocou com diversas bandas: Scream, Nirvana, Queen of Stone Age, Probot… Aliás, o Probot foi um projeto feito em parceria com Max Cavalera (Sepultura), Lemmy Killmister (Motörhead), Tom Warrior (Celtic Frost), King Diamond (Mercyful Fate) e outras estrelas do rock pesado.

 

Grohl já tocou em gravações e shows (principalmente) de músicos dos mais diversos estilos, entre os quais David Bowie, Bruce Springsteen, Peter Frampton, Jack White, Jimmy Page, Max Cavalera, R.E.M., Queen, Red Hot Chilli Peppers, Rush…

 

O Nirvana lançou apenas três álbuns de estúdio, além de 20 singles. Depois da morte de Cobain, foram lançados três álbuns ao vivo e várias coletâneas.

 

Cobain costumava escrever as letras das músicas minutos antes de gravá-las. No caso das letras de Nevermind, elas foram tiradas de trechos de poesias que ele mantinha guardadas em casa.

 

O pior show da carreira do Nirvana aconteceu no então Hollywood Rock – festival patrocinado pela marca de cigarros Hollywood, da Souza Cruz –, em 1993, no Brasil. Ele foi marcado por instrumentos desafinados, covers mal tocados, improvisações sem nexo e até abandono de palco por integrantes da banda. No show seguinte, também no Brasil, Cobain chegou a cuspir em uma das câmeras da Rede Globo e a simular masturbação.

 

Fontes: Wikipédia, Wiplash. IG, Rolling Stone.

Share: