O Legião Urbana foi um grupo de rock formada em 1982 pelos músicos Renato Russo, Marcelo Bonfá e Paulo Guimarães. O baixista Renato Rocha – também chamado de Negrete – entrou para a banda pouco antes da gravação do primeiro álbum. Conheça algumas curiosidades sobre sua origem, história e legado para a música brasileira.

 

Quem ajudou a divulgar o trabalho da banda junto à EMI-Odeon foi o músico Herbert Viana, do Paralamas do Sucesso. Contratada pela gravadora, ela emplacou três hits logo no primeiro álbum: Será, Ainda é Cedo e Geração Coca-Cola.

 

O Legião Urbana terminou 1985, ano de lançamento do primeiro álbum, como um dos melhores grupos de rock brasileiros na opinião da revista de música Bizz. Renato Russo foi apontado como o melhor vocalista.

 

O maior sucesso do segundo disco do grupo – que, aliás, foi batizado de Dois – foi a canção Eduardo e Mônica. Músicas como Tempo Perdido, Metrópole, Índios e Quase sem Querer agradaram público e crítica, que consideraram esse álbum um dos melhores da história da música brasileira.

 

Uma das faixas mais longas da discografia da banda é Faroeste Caboclo, com 9 minutos de duração. Ela é uma das faixas do terceiro álbum, lançado em 1987. Vinte e cinco anos depois, a música foi adaptada com sucesso para o cinema.

 

Batizado de As Quatro Estações, o quarto álbum do Legião Urbana é até hoje o mais vendido da história da banda. Com 2 milhões de cópias, ele emplacou sucesso como Meninos e Meninas. Aliás, foi através dessa música que Renato Russo sugeriu pela primeira vez a sua bissexualidade.

 

Outra música extremamente longa é Metal Contra as Nuvens, uma das faixas do quinto álbum, com mais de 10 minutos de duração. Vento no Litoral foi escrita por Renato Russo para um ex-namorado norte-americano.

 

A primeira coletânea foi Música para Acampamentos, um disco duplo com os maiores hits da banda. Com faixas gravadas em estúdio e ao vivo, ele possui apenas uma música inédita: A Canção do Senhor da Guerra.

 

Batizado de O Descobrimento do Brasil, o sexto álbum de estúdio foi lançado num momento em que Renato Russo se internou em uma clínica para se livrar da dependência química. Foi quando a banda resolveu “dar um tempo”.

 

Renato Russo gravou três projetos solos de estúdio: The Stonewall Celebration Concert, Equilíbrio Distante e O Último Solo. Cantado em inglês, The Stonewall Celebration foi uma homenagem aos 25 anos da rebelião dos frequentadores do bar Stonewall, em Nova York, contra as frequentes batidas policiais.

 

Nem todos os fãs sabem, mas o sétimo e o oitavo disco do grupo – A Tempestade e Uma Outra Estação – foram gravados ao mesmo tempo, entre janeiro e junho de 1 996. O primeiro foi lançado um mês antes da morte de Renato Russo e o segundo, alguns meses depois.

 

Renato Russo faleceu em outubro de 1996, vítima de complicações decorrentes da AIDS. Onze dias depois desse fatídico dia, Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos anunciaram o fim definitivo da banda.

 

O Último Solo, o terceiro álbum da carreira solo de Renato Russo, foi lançado em 1997. Uma das suas faixas mais conhecidas é Strani Amori, uma canção italiana originalmente gravada por Laura Pausini.

 

Após uma disputa judicial com a família de Renato Russo, a banda voltou em 2 14 para uma turnê intitulada Legião Urbana XXX Anos. Para o vocal, foi escolhido o ator e músico paulistano André Frateschi.

 

Renato Russo chamava-se Renato Manfredini Júnior. Já o nome completo de Renato Rocha era Renato da Silva Rocha. O nome de Marcelo Bonfá é Marcelo Augusto Bonfá e de Dado Villa-Lobos é Eduardo Dutra Villa-Lobos.

 

Renato Rocha participou como baixista dos três primeiros álbuns de estúdio do Legião Urbana. Depois que saiu do grupo, tocou em outras três bandas. Em 2012 foi encontrado morando na rua por uma equipe de televisão. Três anos depois, morreu sozinho num hotel da cidade paulista de Guarujá.

 

Renato Russo fundou o Legião Urbana após se desentender com os músicos de sua banda anterior, a Aborto Elétrico. Por sinal, a Aborto Elétrico deu origem a outro grupo de sucesso no cenário do rock brasileiro: o Capital Inicial.

 

O Legião Urbana gravou um álbum com músicas ao vivo com o Paralamas do Sucesso. Batizado de Legião Urbana e Paralamas Juntos, ele surgiu de um show feito no Rio de Janeiro por ambas. Elas tocaram juntas as músicas Ainda é Cedo e Nada por Mim.

 

A vida de Renato Russo e a origem do Legião Urbana foram contadas num filme de 2013 chamado Somos Tão Jovens. O título foi inspirado num trecho da música Tempo Perdido, do álbum Dois. Renato foi interpretado pelo ator Thiago Mendonça.

 

O Legião Urbana surgiu numa época de ouro para o rock brasileiro (bem antes dos atuais modismos do sertanejo universitário e do funk): os anos 80. Entre as bandas que fizeram sucesso nesse período, vale lembrar do Paralamas do Sucesso, Capital Inicial, Titãs, Barão Vermelho, Biquíni Cavadão, Camisa de Vênus, Kid Abelha, RPM, Ultraje a Rigor, Plebe Rude e Blitz.

 

Uma votação promovida pelo portal do jornal O Estado de S. Paulo elegeu em 2012 os melhores álbuns de música brasileira de todos os tempos. O vencedor foi Ventura, do grupo Los Hermanos, seguido por Clube da Esquina, de Milton Nascimento e Lô Borges. Mas a terceira colocação foi para Dois, o segundo disco do Legião Urbana.

 

Fontes: Wikipédia, Legião Urbana.com., Vaga-Lume, UOL, O Estado de S. Paulo.

Share: