A Ferrari foi fundada em 1929 por Enzo Ferrari como uma empresa independente, mas desde 1969 pertence ao grupo FIAT (sigla da montadora Fabbrica Italiana Automobili Torino).

 

Além da Ferrari, as outras marcas do grupo FIAT são Iveco, Lancia, Alfa Romeo, Maseratti, Innocenti e FIAT-Allis. A FIAT também é dona de 50% da marca norte-americana Chrysler.

 

A fábrica da Ferrari está na cidade de Maranello, na região italiana da Emília-Romana, província de Modena.

 

Você sabia que o cavalo da Ferrari era inicialmente o símbolo do Conde Francesco Baracca, um piloto da aviação italiana da Primeira Guerra mundial? Baracca costumava pintá-lo na lateral de seus aviões.

 

A ideia de usar o cavalinho nos automóveis Ferrari partiu da Condessa Paolina, mãe de Francesco Baracca. O argumento da Condessa era de que ele traria boa sorte para o Sr. Enzo Ferrari. O logo do cavalo, no entanto, só passou a ser largamente usado 11 anos depois.

 

O fundo amarelo no logo da Ferrari representa a região de Modena e a faixa com três cores (vermelha, branca e verde) no alto do logo representa a bandeira da Itália.

 

Você sabia que o cavalo empinado também foi símbolo das motos Ducati?

 

Outra curiosidade interessante: impedida de participar de competições de automóveis durante o regime fascista de Benito Mussolini, a Ferrari foi obrigada a fabricar acessórios para avião e peças para máquinas.

 

As 800 partes do motor Ferrari são rigorosamente submetidas a sessões de raio-X. Se forem encontradas mini-defeitos, micro-rachaduras ou qualquer outro problema “microscópico” na peça, ela deve ser refeita.

 

Nenhum motor Ferrari é igual ao outro. Assim que o carro fica pronto, a empresa sempre dá um jeito de destruir os moldes de resina e areia.

 

Todo o couro é costurado à mão e, se o comprador desejar, ele mesmo pode escolher a costura.

 

A camada de tinta é testada através de um aparelho que testa a sua densidade… Se o feixe de luz do aparelho detectar qualquer problema, a pintura é reprovada.

 

O automóvel mais caro do mundo não é nenhum modelo recém-saído de fábrica, mas uma Ferrari California Spyder 1961, comprada por U$ 10 milhões pelo DJ inglês Chris Evans, em 2008.

 

O nome oficial do circuito italiano de Ímola é Enzo e Dino Ferrari.

 

A primeira vitória da escuderia Ferrari de Fórmula 1 ocorreu em 1956 com piloto argentino Juan Manuel Fangio (até hoje considerado o melhor de todos os tempos) no comando.

 

Existe em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, um parque temático da Ferrari. Orçado em 36 milhões de dólares, o parque possui brinquedos radicais (tipo montanha-russa), lojas de souvenires, lanchonetes, restaurantes e exposições temáticas da Ferrari.

 

Uma última curiosidade: você consegue chutar o valor do IPVA de uma Ferrari? Não? Pois prepare-se para o susto. O IPVA de um modelo como a Ferrari F430 Spider sai em torno de R$ 50 mil (isso em 2014).

 

Share: