A Nestlé é uma das maiores gigantes do ramo alimentício do mundo. Com marcas como Maggi, Purina, Nescafé, Molico e outras, ela está presente em quase todos os países. Percorra as linhas a seguir e veja algumas curiosidades sobre ela e sobre as suas principais marcas.

 

A matriz da multinacional suíça Société des Produits Nestlé S.A. encontra-se na localidade de Vevey. Para quem não sabe, Vevey é uma cidade de cerca de 16 mil habitantes localizada no cantão de Vaud. A maior parte dos habitantes locais fala francês.

 

Você sabia que Nestlé significa “ninho” em francês, ou “pequeno ninho” no dialeto suábio?

 

Mas se engana quem pensa que o fundador da Nestlé deu esse nome à empresa por que viu um ninho de passarinho e achou bonitinho e etecetera e tal. Nestlé vem “do nome” do fundador, o senhor Henri Nestlé (1814-1890). Detalhe: a família Nestlé é de origem alemã.

 

O ninho presente no logotipo da empresa representa o brasão da família Nestlé.

 

A Nestlé foi fundada em 1866, sendo, portanto, uma das empresas mais antigas do mundo. Em 2 016 ela  comemorou 150 anos de atividades.

 

Você sabia que o criador do chocolate ao leite foi Henry Nestlé?

 

O primeiro lançamento da empresa foi a Farinha Láctea Nestlé, um alimento à base de leite, açúcar e cereais lançado no mesmo ano de 1866.

 

A Farinha Láctea também foi o primeiro produto da Nestlé lançado no Brasil. Ela começou a ser importada dez anos depois da sua criação.

 

A Nestlé começou a produzir leite condensado depois de sua fusão, em 1905, com a empresa fabricante do produto, a norte-americana Anglo-Swiss Condensed Milk Company.

 

A primeira fábrica brasileira da Nestlé foi construída na cidade paulista de Araras no ano de 1921. Três anos depois, a empresa começava a produzir a Farinha Láctea no país.

 

O rótulo do leite condensado com a moça leiteira tornou-se tão conhecido dos brasileiros que estes passaram a chamá-lo de “o leite da moça”, inspirando a empresa a alterar o nome do produto para Leite Moça.

 

Aliás, você sabia que o leite condensado era chamado de Milk Maide e era comumente diluído em água e bebido?

 

O primeiro leite em pó produzido pela Nestlé no Brasil não foi o Ninho, mas o Molico.

 

O Nescau foi lançado em 1932 com o nome de Nescao. A mudança para Nescau aconteceu só em 1955. Seu nome é resultado da fusão de cacau com Nestlé.

 

Fusão das palavras Nestlé e café, o Nescafé chegou ao mercado em 1938 e está atualmente presente em 120 países.

 

Criada na Suíça em 1890 pelo senhor Julius Maggi, a Maggi é uma das principais marcas da Nestlé. Está presente em dezenas de países, da Indonésia ao Brasil.

 

A farinha Neston é vendida em muitos países como Nestum.

 

A Nestlé possui mais de 500 fábricas ao redor do mundo.

 

Até recentemente, a linha de iogurtes e sobremesas lácteas da Nestlé chegavam ao mercado com a marca Chambourcy. Já os sorvetes eram da marca Yopa.

 

Você sabia que a Nestlé é proprietária das marcas Purina (de rações animais), Alcon (farmacêuticos), Tostines (biscoitos), Garoto (chocolates) Buitoni (massas) e Perrier (água mineral)?

 

Share: