Percorra os tópicos abaixo e descubra como surgiu o Campeonato Paulista, um dos mais importantes do país, além de detalhes sobre a sua história. São 20 curiosidades interessantes sobre o primeiro time a vencer esse torneio, o maior campeão de todos os tempos, o primeiro artilheiro e por aí vai.

 

A primeira partida de futebol do Brasil foi disputado em 14 de abril de 1895, na antiga Várzea do Carmo, em São Paulo. Ambas as equipes eram formadas por ingleses radicados em São Paulo. O resultado foi Companhia de Gás 2 x 4 São Paulo Railway.

 

Organizado atualmente pela FPF (Federação Paulista de Futebol), o Campeonato Paulista foi o primeiro torneio de futebol surgido no Brasil. É realizado ininterruptamente desde 1902.

 

O primeiro Campeonato Paulista contou com apenas cinco equipes, que formavam a antiga LPF – Liga Paulista de Futebol.

 

O primeiro time a vencer o Campeonato Paulista foi o São Paulo Athletic Club, clube de origem inglesa que existe até hoje atuando… no rúgbi. O SP Athletic Club foi também o primeiro bi-campeão da história da competição.

 

O primeiro vice-campeão paulista foi o Club Athetico Paulistano, time que deixou de existir em 1929. Um detalhe: O Athletico Paulistano foi o único clube a ser tetracampeão consecutivo do Paulistão, vencendo em 1916, 1917, 1918 e 1919.

 

O Paulistano foi também o segundo time diferente a sagra-se campeão do Paulista, fato ocorrido em 1905.

 

O terceiro time a conquistar o torneio foi o Germânia, campeão de 1906. O interessante é que ele é conhecido atualmente como Esporte Clube Pinheiros. O Germânia mudou seu nome para Pinheiros por determinação do governo de Getúlio Vargas, que proibiu nomes de origem alemã durante a Segunda Guerra Mundial. O Pinheiros atua em diversas modalidades de esporte, da natação ao basquete.

 

O quarto time diferente a levantar a taça de campeão foi o Sport Club Internacional, clube fundado em 1889 e prestes a completar 115 anos de existência.

 

O quinto campeão diferente foi o Sport Club Americano, extinto em 1916. O Americano foi campeão em 1912, quebrando uma longa de tradição de vitórias do São Paulo Athletic, Paulistano, Germânia, S. C. Internacional e Palmeiras.

 

Agora, qual foi o segundo clube de nome conhecido (o primeiro foi o São Paulo Athletic) a sagrar-se campeão do Paulista? O Palmeiras. Não, não estou falando do time do Parque Allianz, mas do A. A. Palmeiras, equipe conhecida na época como Associação Atlética das Palmeiras. O time foi fundado em 1902 e deixou de existir em 1930. O A. A. Palmeira foi campeão em 1909, 1910 e 1915

 

E qual foi o primeiro grande time atual a sagrar-se campeão do Paulistão? O Corinthians, em 1914. A segunda grande equipe moderna a levantar a taça foi o Palestra Itália (o Palmeiras da atualidade), em 1920.

 

O time recordista de títulos do Paulista ainda é o Corinthians, com 28 títulos. O segundo lugar pertence ao Palmeiras, com 22 vitórias. O terceiro é do Santos, com 21.

 

De 1970 a 2015, o São Paulo foi o time que mais taças conquistou: 12. Em segundo lugar está o Corinthians, com 10 campeonatos conquistados.

 

O primeiro artilheiro do Paulista foi Charles Miller. Aliás, foi o próprio Miller quem trouxe o futebol para o Brasil.

 

O maior artilheiro da história do Campeonato Paulista ainda é Pelé. O Rei do Futebol foi o maior goleador em 11 oportunidades, contra nove do antigo craque Friedenreich. Também é de Pelé o recorde de gols em uma única edição do Paulistão. Foram 58 gols na edição de 1958. Aliás, o segundo lugar também é do próprio. Foram 49 bolas na rede no campeonato de 1965.

 

A primeira equipe a fazer mais de 100 gols em um Paulista foi o Santos, em 1927. O feito só foi repetido quase 70 anos depois pelo Palmeiras, no ano de 1996.

 

A primeira equipe do interior a conquistar um Campeonato Paulista foi o Internacional de Limeira, em 1986. A segunda foi o Bragantino, em 1990.

 

No total, 100 times disputaram o Paulistão até hoje.

 

Atualmente, o Campeonato Paulista é disputado em três categorias (ou séries): A1 (Primeira Divisão), A2 (Segunda Divisão) e A3 (Terceira Divisão).

 

A última curiosidade: O nosso grito de GOL é gritado da mesma maneira na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, Honduras, Hungria, Itália, Iugoslávia, México, Panamá, Peru, Romênia, Uruguai e Venezuela. Em Portugal diz-se GOLO. GOAL, é gritado na Austrália, Bangladesh, Bélgica, Bulgária, Camarões, Canadá, Chipre, Coréia do Sul, Eire, Egito, Estados Unidos, Finlândia, Gana, Grã-Bretanha, Grécia, Holanda, Iró, Islândia, Israel, Líbia, Luxemburgo, Nova Zelândia, Polônia, Senegal, Suíça, Tchecoslováquia, Turquia e União Soviética. BUT, é na Argélia, França, Gabão, Mali, Mônaco e Tunísia, e pronuncia-se BI. Na Alemanha e na Áustria diz-se TOR, na Noruega e na Suécia é MAL, e, finalmente, na Dinamarca GOL é MALL, sendo pronunciado MOL.

 

Share: