Considerado o melhor jogador da história da seleção argentina, Maradona é também um dos talentos mais reconhecidos do futebol mundial. Começou a jogar na adolescência, além de que mantém-se ainda hoje trabalhando com futebol. Descubra nas próximas linhas 25 curiosidades sobre a sua vida e a sua carreira no futebol, algumas bastante polêmicas.

 

Seu nome completo é Diego Armando Maradona Franco.

 

Diego Maradona nasceu na localidade de Lanús, na Província de Buenos Aires, Argentina, em 30 de outubro de 1960.

 

Ele foi descoberto por acaso por um treinador do Argentino Juniors. Um garoto que havia sido aprovado para treinar no time, disse que conhecia alguém melhor ainda e apontou o jovem Diego para os olheiros. E quando esses olheiros viram ele jogando, ficaram impressionados. Detalhe: Maradona tinha apenas nove anos nessa época.

 

Ele marcou seu primeiro gol em 14 de novembro de 1976 em uma partida contra o San Lorenzo na primeira divisão.

 

Maradona foi convocado para jogar pela primeira vez na seleção argentina aos 17 anos de idade, mas polemicamente cortado da Copa do Mundo de 1978.

 

A primeira partida de Maradona pela seleção de seu país num jogo amistoso contra a Hungria, em 1977.

 

A atuação no Argentino Juniors foi tão impressionante que Maradona logo entrou nos planos do Boca Juniors. A primeira partida foi justamente contra o Argentino, quando Maradona marcou dois gols de pênalti, um para cada lado.

 

Maradona foi decisivo nas vitórias do Boca Juniors, embora sua atuação não tenha sido suficiente para que o time conquistasse o campeonato argentino. A melhor campanha ocorreu em 1978, quando o Boca conquistou o Campeonato Metropolitano de futebol (um torneio apenas com os times de Buenos Aires).

 

Em 1982, foi vendido para o time espanhol Barcelona, onde foi recebido como um deus. Sua atuação no time, no entanto, não foi das melhores por diversas razões, incluindo uma hepatite e uma contusão, que o mantiveram afastado do time durante meses. Soma-se a isso os desentendimentos com os dirigentes do time.

 

Após a fase fracassada no Barcelona, ele foi contratado pelo time italiano do Napoli, onde teve uma atuação superior. Maradona foi o maior responsável por levar o time a conquistar o Campeonato Italiano da temporada 1986-1987.

 

Ele foi recebido por um público de 75 mil torcedores quando se apresentou no Napoli.

 

O principal parceiro de Maradona no Napoli foi o brasileiro Careca, jogador revelado pelo Guarani de Campinas.

 

Durante a passagem pelo Napoli, Maradona é apontado por uma empregada italiana como pai de seu filho, Diego Sinagra. O jogador protestou, mas acabou com o tempo reconhecendo a paternidade. Sinagra nasceu em Nápoles, em 1986.

 

Foi durante a passagem pelo Napoli que começaram os problemas reais de Maradona com as drogas. Em 1991, seu exame anti-doping após partida contra o Bari denunciou seu vício em cocaína. Tempos depois, foi preso pela polícia argentina por envolvimento com drogas (detalhe: ele estava totalmente “chapado” naquele momento).

 

Uma das atuações mais polêmicas da Copa do Mundo de 1986 ocorreu na partida entre Argentina e Inglaterra, num lance em que Maradona foi acusado de fazer um gol com a mão. Os argentinos ganharam a partida por 2 a 1 e desde então passaram a se referir ao passe como “a mão de Deus”.

 

O gol mais bonito da história das Copas do Mundo foi, segundo alguns dos maiores especialistas em futebol, marcado por Maradona na mesma partida contra a Inglaterra, em 1986, em que ele driblou vários jogadores adversários desde o meio de campo até acertar a bola na rede. Detalhe: é também dele o quarto mais bonito, marcado contra a Bélgica na mesma Copa.

 

Jogou pela última pela seleção argentina na Copa do Mundo de 1994, contra a equipe da Grécia. Sua última partida como profissional ocorreria em 25 de outubro de 1997, quando vestiu a camisa do Boca Juniors.

 

Em 2008, foi contratado como técnico da Argentina nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, que seria realizada na África do Sul. Mas foi demitido quando a equipe foi eliminada do torneio.

 

Ao contrário da maioria dos jogadores de futebol atuais, que são altos, Maradona possui baixa estatura: 1,65 metro.

 

Maradona engordou tanto que sentiu-se obrigado a fazer uma cirurgia de redução de estômago para perder peso. Nessa época, tornou-se apresentador de um talk show na TV argentina chamado A Noite do Dez, onde recebeu personalidades como Fidel Castro, Mike Tyson, Xuxa e Pelé.

 

Maradona e Lionel Messi foram os únicos jogadores a ganhar a Bola de Ouro da Copa do Mundo FIFA Sub-20 e a Bola de Ouro da Copa do Mundo FIFA.

 

Simpatizante do ditador cubano Fidel Castro, Maradona doou os direitos autorais de seu livro autobiográfico, “Yo Soy El Diego” ao povo de Cuba.

 

Assim como o brasileiro Pelé, o argentino Maradona disputou quatro Copas do Mundo como jogador. Foram as Copas de 1982, 1986, 1990 e 1994. A diferença é que em 2008, ele assumiu o cargo de treinador da seleção argentina, o que o levou a disputar uma Copa a mais.

 

Acredite se quiser, mas existe na Argentina uma igreja totalmente dedicada a Diego Maradona. Chamados de maradonistas, seus seguidores comemoram o Natal em 30 de outubro, data de nascimento do jogador.

 

O premiado diretor sérvio Emir Kusturica dirigiu um documentário sobre o jogador chamado justamente de “Maradona”.

 

Fontes: Wikipédia, VIP, UOL Educação, NetSaber.

 

Share: