A Argentina é muito mais do que a terra natal da ex primeira-dama Evita Perón, do papa Francisco e do jogador de futebol Lionel Messi. É um país de grandes dimensões e inúmeras atrações naturais. Acompanhe nos tópicos a seguir algumas curiosidades sobre o nosso vizinho de hemisfério sul e sua capital Buenos Aires.

 

O nome Argentina vem do latim argentum, que significa prata.

 

Em área territorial, a Argentina é o oitavo maior país do mundo, o quarto das Américas e o segundo da América do Sul.

 

A Argentina foi descoberta em 1502 pela frota do espanhol Américo Vespúcio, o mesmo que batizou o continente americano.

 

A Argentina possui a segunda maior população judaica das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos.

 

O herói da independência argentina é José de San Martín. Detalhe: San Martín também participou da independência do Peru e do Chile.

 

O sol na bandeira argentina representa o Sol de Maio (Sol de Mayo) e faz referência à Revolução de Maio de 1810, quando teve início o processo de emancipação da Espanha.

 

Antes de se tornar independente da Espanha, a Argentina integrava o Vice-Reino da Prata, vice-reinado que também era formado por Bolívia, Uruguai e Paraguai.

 

O clima na Argentina varia muito, indo do sub-tropical no Norte ao sub-polar no Sul. É possível encontrar florestas tropicais na região de Entre Ríos e geleiras na Terra do Fogo.

 

A população da Argentina é de 43 milhões de habitantes, menor do que a do estado de São Paulo, com 45 milhões de pessoas.

 

Mais da metade da população do país se concentra na região de Buenos Aires.

 

As cidades argentinas mais populosas são, pela ordem: Buenos Aires, Córdoba, Rosário, Mendoza, Tucumán e La Plata.

 

A Argentina foi o terceiro país do continente que mais recebeu imigrantes europeus, atrás apenas dos Estados Unidos e do Canadá. O povo argentino é formado por indígenas e mestiços.

 

A maior parte das quedas d’água das Cataratas do Iguaçu estão no lado argentino, não no brasileiro. Já as maiores, ficam no lado brasileiro.

 

O nome da província argentina da Patagônia vem de “patagones”, que significa “pés grandes”. Dizem que a confusão foi criada pelo navegador Fernão de Magalhães que apelidou os nativos da região de “patagones”.

 

A cidade mais ao sul do planeta (ou cidade mais austral da Terra!!) é a argentina Ushuaia, na Terra do Fogo, bem próximo da Antártida.

 

O nome Bariloche veio de um erro de ortografia na adaptação de “Vuriloche” (nome original do lugar, dado pelos índios que ali viviam). Em espanhol a letra V é pronunciada como B, e deu no que deu: a localidade ficou conhecida como Bariloche.

 

O argentino Juan Manuel Fangio foi o primeiro piloto a ganhar cinco campeonatos mundiais de F1 (em 1951, 1953, 1954, 1955 e 1956). Detalhe: o feito só foi igualado em 2002 pelo alemão Michael Schumacher.

 

Cinco prêmios Nobel foram concedidos a argentinos, um de química, dois de medicina e dois da paz.

 

Dois filmes argentinos ganharam o Oscar de melhor filme estrangeiro: A História Oficial (1986) e O Segredo dos seus Olhos (2010).

 

Os argentinos são mais politizados do que os brasileiros. A prova disso está em algumas marcas de cerveja, que homenageiam personalidades como Evita Perón e o casal Kirchner, além do grupo guerrilheiro Montoneros. Por falar em Evita…

 

A senhora Perón morreu aos 33 anos, causando grande comoção no país. Os rituais fúnebres foram acompanhados por dois milhões de pessoas, com o detalhe de que 200 ficaram feridas e oito morreram durante o cortejo. Detalhe: o corpo ficou em exposição pública, mas foi roubado e só devolvido mais de 20 anos depois.

 

Outro grande ídolo argentino é o jogador de futebol Diego Maradona. A idolatria chegou a um ponto tão absurdo que foi criada até uma igreja “maradonista” pelos fãs mais exaltados.

 

O primeiro papa latino-americano foi o argentino Jorge Mario Bergoglio, que adotou o nome de Francisco. Ele nasceu no bairro de Flores, em Buenos Aires, em 1936.

 

Acredite se quiser, mas entre 2001 e 2002, a Argentina teve cinco presidentes no período de apenas 12 dias.

 

O maior dinossauro descoberto até hoje chama-se argentinousaurs huicunlensis. O bicho media 40 metros de cumprimento e 18 de altura e… adivinha onde foi descoberto!

 

A montanha mais alta das Américas é o Aconcágua, com 6.962 metros, próximo da cidade argentina de Mendoza.

 

Os argentinos nunca reconheceram Madonna como intérprete de Evita Perón, no filme de 1996 e, na mesma época, fizeram sua própria versão do filme com uma atriz local: Esther Goris.

 

A universidade mais antiga da América do Sul é a argentina Universidade Nacional de Córdoba, fundada no ano de 1613.

 

A Argentina é o país com maior número de psicólogos per capita do mundo. Existe um psicólogo para cada 649 habitantes, o que dá mais ou menos 56 mil profissionais desse tipo.

 

Ao contrário do que muitos brasileiros pensam, Buenos Aires não é capital da província argentina de Buenos Aires, mas uma cidade autônoma. Aliás, seu nome formal é Cidade Autônoma de Buenos Aires (Ciudad Autónoma de Buenos Aires).

 

Os argentinos de outras províncias e cidades costumam se referir a Buenos Aires como “Capital Federal” justamente para não haver confusão com a Província de Buenos Aires.

 

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Argentina, basta apresentar a carteira de identidade. Como Brasil e Argentina são membros do Mercosul, seus cidadãos não precisam de passaporte para visitar os países do grupo.

 

Nem todos os brasileiros sabem, mas assim como o gaúcho não vive sem um chimarrão e o pantaneiro sem um tererê, o argentino gosta muito de um mate (ou “yerba mate”).

 

A primeira seleção de futebol que os brasileiros enfrentaram foi a argentina, em 1914. Os argentinos venceram por 3 a 0.

 

O tango, ritmo tipicamente argentino, nasceu em Buenos Aires. O curioso é que ele foi criado pelos negros argentinos do bairro de Montserrat. Existem várias hipóteses para explicar a origem da palavra tango. A primeira diz que tango veio de “tambor” e a segunda, que teve como origem “Xangô” – nome de uma entidade de origem africana.

 

Personalidades argentinas mais conhecidas dos brasileiros: Evita Perón (esposa do ex-presidente Perón), Manuel Puig (escritor), Valeria Mazza (modelo), Jorge Luís Borges (escritor), Júlio Cortázar (escritor), Gabriela Sabatini (tenista), Fernando Meligeni (tenista brasileiro nascido na Argentina), Hector Babenco (cineasta brasileiro também nascido na Argentina), Mercedes Sosa (cantora), Carlos Gardel (músico), Quino (cartunista), Astor Piazzola (músico), Adolfo Bioy Casares (escritor), Ernesto Sabato (escritor), Juan Manuel Fangio (piloto de F1), Diego Maradona (jogador de futebol), Maitena (cartunista), Carlos Roitman (piloto de F1) e Fito Paez (músico).

 

Share: