Veja nos tópicos a seguir algumas informações e fatos curiosos sobre a geografia e a cultura da região do Oriente Médio, incluindo países como Israel, Iraque, Arábia Saudita, Síria e Emirados Árabes Unidos.

 

Embora a maior parte da população de Israel seja judia, não podemos afirmar que todo israelense é judeu. Existem israelenses muçulmanos, cristãos e drusos, por exemplo. A maior minoria étnica é formada pelos chamados árabes israelenses.

 

As línguas mais faladas em Israel são o hebraico e o árabe.

 

Os arqueólogos acreditam que a cidade de Jerusalém tenha sido fundada por povos semitas por volta do ano 2.600 antes de Cristo. Na tradição judaica, ela foi fundada por Sem e Éber, filho e neto do profeta Noé.

 

Enquanto os judeus se referem a Jerusalém como “Cidade da Paz”, os árabes muçulmanos a tomam como “A Santa”.

 

Jerusalém é sagrada para judeus, cristãos e islâmicos. Depois de Meca e Medina, ela é a terceira cidade mais importante do islamismo. Os seguidores do Alcorão acreditam que o profeta Maomé ascendeu aos céus em Jerusalém.

 

Ao longo da história, a cidade de Jerusalém foi destruída duas vezes, sitiada 23 vezes, atacada 52 vezes, e capturada e recapturada 44 vezes.

 

Situada a cerca de 27 quilômetros de Jerusalém, a cidade de Jericó é tida pela arqueologia como a cidade mais antiga do mundo. Presume-se que Jericó tenha sido fundada no ano 9.000 antes de Cristo (isso mesmo, 10.500 anos antes da descoberta do Brasil).

 

Os muçulmanos dominaram a região até o século XX, quando foi criado o Estado de Israel. Para os judeus, foi um feito histórico. Para os árabes palestinos foi, como os próprios dizem, uma catástrofe. Até hoje, os palestinos se referem ao ano da criação de Israel como o “ano da desgraça” (el-nakba).

 

Dubai é uma das sete confederações (Estados autônomos) formadoras dos Emirados Árabes Unidos. Os demais emirados são… CONTINUE A LEITURA

Share: