Com 10.180.000 quilômetros quadrados – o que equivale a 2% da área da Terra –, a Europa é o segundo menor continente do mundo. É limitada pelos montes Urais no leste e pelo oceano Atlântico no oeste, oceano Glacial Ártico no norte e mar Mediterrâneo no sul. Veja nas linhas a seguir as 100 curiosidades sobre o continente selecionadas por nós.

 

Na verdade, a Europa é um braço da Eurásia, a gigantesca porção de terra da qual fazem parte os continentes europeu e asiático.

 

O maior país da Europa é a Rússia (e também maior do mundo, cabe aqui lembrar), seguida do Cazaquistão, Turquia e Ucrânia. O detalhe é que somente a Ucrânia possui todo o seu território no continente europeu.

 

O menor país europeu é o Vaticano (que é também menor do mundo). Existem outros pequenos países no continente, como Andorra, Malta, Mônaco, Liechtenstein, San Marino e Luxemburgo.

 

A Europa possui mais de 50 países, divididos em blocos políticos e econômicos como a União Europeia e a Comunidade de Estados Independentes.

 

A imensa maioria dos habitantes do continente fala línguas do grupo indo-europeu – ou seja, línguas latinas (espanhol e português, por exemplo), germânicas (inglês e alemão) e eslavas (russo e búlgaro).

 

No total, os europeus falam mais de 60 línguas. Algumas não são faladas em nenhuma outra parte do mundo, como o basco, o húngaro e o finlandês.

 

O país mais populoso é a Rússia, com mais de 150 milhões de habitantes. O segundo país com maior população é a Alemanha, com 83 milhões de pessoas. Em seguida vêm a Turquia (70 milhões), França (60,7 milhões) e Reino Unido (60,5 milhões).

 

A religião predominante é o cristianismo. Existe também uma grande porcentagem de muçulmanos. Em países como Turquia, Bósnia-Herzegovina e Albânia, a maioria da população segue o islamismo.

 

O clima varia do glacial ártico ao norte, ao mediterrâneo no sul. A maior parte da população vive em zonas temperadas, com verões amenos e invernos frios.

 

Veja a seguir algumas peculiaridades dos países europeus:

 

O nome Islândia significa algo como “Terra do Gelo”. À propósito, o nome do país em inglês é Iceland.

 

Apesar de pertencer oficialmente a Europa, a Islândia se localiza numa região próxima da América do Norte.

 

A islandesa Reikjavik é a capital mais setentrional (mais ao Norte) do mundo.

 

Sverige (Suécia) vem de Svearike, que significa Reino de Svear, povoado que ocupava o país no século IX

 

Chamada de Cruz Nórdica, a cruz da bandeira sueca esta também presente nas bandeiras de Noruega, Dinamarca, Islândia e Finlândia.

 

Países como Finlândia, Dinamarca e… CONTINUE A LEITURA

Share: