Dominada ao norte pelo deserto do Saara, a África é um dos continentes mais secos do mundo. A escassez de água para consumo é gigantesca. O detalhe é que ela também é em grande parte plana. Veja nas próximas linhas algumas curiosidades sobre a geografia do continente africano.

 

Com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, a África é o terceiro continente mais extenso do planeta (ela cobre 20,3% da sua área).

 

Com 1,1 bilhão de habitantes, a África é o segundo continente mais populoso do mundo. O país mais populoso é a Nigéria, com 181 milhões de habitantes, seguido da Etiópia, com 100 milhões.

 

As cidades mais populosas são: Cairo (Egito), com 11 milhões de habitantes; Lagos (Nigéria), com 10 milhões; e Kinshasa (República Democrática do Congo), com 8,7 milhões.

 

O maior país é o Sudão, com quase 10% do território continental. O menor, por sua vez, são as Ilhas Seychelles, na costa do Oceano Índico.

 

Com exceção da Libéria e da Etiópia, toda a África foi colonizada por potências europeias. O interessante é que antes da colonização ela era um mosaico com cerca de 10 mil estados diferentes e grupos autônomos com idiomas e cultura próprios.

 

O relevo é constituído de imensos planaltos com aproximadamente 750 metros de altitude.

 

O ponto mais alto é o Monte Kilimanjaro, na Tanzânia, com 5.895 metros de altitude.

 

O rio mais extenso é o Nilo, com 6.650 metros de comprimento. Detalhe: o Nilo só é menos extenso do que o Amazonas.

 

O rio Nilo na floresta Nyungwe, em Ruanda, e deságua no mar Mediterrâneo, no litoral do Egito. Até há pouco tempo, acreditava-se que a sua nascente seria no Lago Vitória, em Uganda. Ele deposita em torno de 2.700 metros cúbicos de água por segundo no mar.

 

Além do Nilo, os principais rios africanos são o Níger, Zambeze, Zaire e Congo. Este último possui 4,4 mil quilômetros quadrados e possui a segunda maior vazão do mundo.

 

Os três maiores lagos do continente ficam no território da Tanzânia. São eles: Vitória, Malaui e Tanganica. Por sinal, o Tanganica é o mais profundo.

 

Existe no leste do continente uma falha geológica que se estende no sentido norte-sul por cerca de 5.000 quilômetros. Chamada de Vale do Grande Rift, ela possui largura entre 30 e 100 quilômetros.

 

Localizada no noroeste da África, a Cordilheira do Atlas possui 2.400 quilômetros e se estende por três países: Marrocos, Argélia e Tunísia. Sua montanha mais alta é a Jbel Toubkal, com 4.167 metros de altitude.

 

O norte africano é quase totalmente coberto pelo deserto do Saara, um dos desertos mais secos do planeta. Com 9,06 mil quilômetros quadrados, ele é maior do que o Brasil. Compreende países como Argélia, Líbia, Mali, Sudão, Egito e Mauritânia, entre outros. Uma observação: 60% do continente é coberto por desertos.

 

A escassez de água afeta 300 milhões de africanos, além de que 75% dos habitantes do continente dependem de águas subterrâneas para sobreviver.

 

Segunda maior floresta tropical do mundo (a maior é a Amazônia), a floresta do Congo abrange diversos países, entre os quais República Democrática do Congo, Gabão, República Centro-Africana e Camarões. Possui uma imensa biodiversidade, além de animais de grande porte como chimpanzés, gorilas e elefantes.

 

Seis dos 10 países com maior perda de florestas do mundo estão na África. Essas florestas encolhem 40 mil quilômetros quadrado por ano, principalmente em países como República Democrática do Congo e Gabão.

 

O clima é bastante variado, sendo mais seco na região do Saara e úmido na floresta do Congo e vizinhanças.

 

O ponto mais ao norte é Ras Besasn Sakka, na Tunísia, e mais ao sul, o Cabo das Agulhas, na África do Sul.

 

A África possui as maiores reservas de metais preciosos do planeta. Em torno de 40% das reservas de ouro estão nesse continente, além de 60% do cobalto e 90% de platina.

 

Fontes: Wikipédia, National Geographic.

 

Share: