Em torno de 9,6% da população mundial vive em situação de extrema pobreza, o que equivalia a 702 milhões de pessoas em 2016. Trata-se de um número extremamente chocante. Mas chocado mesmo você ficará quando descobrir outros números sobre a miséria em todo o mundo. Leia as linhas a seguir.

 

Mais de 2 bilhões de pessoas vivem com menos de 2,5 dólares por dia.

 

Apesar de não serem considerados como em situação de extrema pobreza, 80% da população do planeta vive com menos de 10 dólares por dia.

 

Ao todo, morrem 22 mil crianças por dia por causa da extrema pobreza.

 

Ao todo, 842 milhões de pessoas em todo o mundo vivem em situação de fome crônica.

 

Outra: 80% da população mundial não possui acesso à previdência e seguro desemprego.

 

Cerca de 750 milhões de pessoas não possuem acesso a água tratável e mais de 75% dos que estão em situação de extrema pobreza dependem da agricultura familiar para sobreviver.

 

Enquanto a população em situação de extrema pobreza gasta até 80% da sua renda com comida, a população dos países ricos gasta 10%.

 

Proporcionalmente, os país com maior número de analfabetos é o Sudão do Sul (com apenas 27% de pessoas alfabetizadas), seguido por Mali (27,7%) e Afeganistão (28%).

 

O país com o maior contingente de pobres do mundo é a Índia, com 33%. Aliás, os 5 países com mais pobres são: Índia, China, Nigéria, Bangladesh e República Democrática do Congo.

 

Segundo o ranking da Global Finance Magazine divulgado em 2016, o país mais pobre do mundo é a República Centro-Africana, seguida de República Democrática do Congo e Malauí.

 

Apesar de possuir 12% da população mundial, a África usa menos do que 3% da energia produzida no mundo.

 

Apesar de tudo, as perspectivas parecem boas. O número de pessoas vivendo com 1,25 dólares por dia nos chamados países emergentes era de 21% em 2015. Em 1981, esse número chegava a 50%.

 

Um estudo de uma ONG chamada Oxfam divulgado recentemente revelou que o 1% mais rido do planeta possui mais dinheiro do que os outros 99% juntos.

 

Menos de 1% do orçamento norte-americano é usado para combater a pobreza, ou seja, cinco vezes menos do que o que é usado em armamentos.

 

Bastariam 20% do que os Estados Unidos gastam com armamentos para erradicar a pobreza do mundo.

 

Acredite se quiser, mas 37 países – a maioria na África – dependem de ajuda externa para alimentar suas populações.

 

A porcentagem de pessoas vivendo em extrema pobreza no Brasil é de 4,9%. Em 2001, esse número era de 13,6%.

 

Obs: os números são relativos aos anos de 2014 a 2016.

 

Fontes: Wikipédia, Exame, Discovery Channel.

 

Share: