O que é uma montanha? O que vem a ser uma cordilheira? Qual a montanha mais alta do mundo? E qual a mais alta do Brasil? Percorra as linhas a seguire e descubra algumas curiosidades sobre as montanhas. Algumas são super interessantes.

 

Montanha é uma forma de relevo cuja principal característica é a elevada altitude. Um bom exemplo é o Monte Everest, uma montanha localizada na Ásia, com mais de 8,8 mil metros de altitude.

 

Quanto mais pontiagudo o cume de uma montanha, mas jovem ela é – ou seja, a sua formação é mais recente. Um exemplo: o Monte Aconcágua, na Argentina, com um pico de mais de 6,9 mil metros de altitude.

 

As montanhas jovens são sobretudo resultado de fatores como vulcanismo e movimento de placas tectônicas. A maioria se encontra nas chamadas cordilheiras, como é o caso do Himalaia e da Cordilheira dos Andes.

 

A altura de uma montanha é medida pelo nível do mar, que, acredite se quiser, varia um bocado. No Brasil, é utilizado como referência o nível do mar no litoral de Santa Catarina.

 

Cerca de 24% da superfície do planeta é montanhosa.

 

Cordilheira é uma área geográfica cuja maior característica é o seu conjunto de montanhas. É um sistema contínuo de montanhas. A maior do mundo é a Cordilheira dos Andes, que se estende do sul da Argentina até a Venezuela.

 

Quanto mais alta é uma montanha, mais baixa a temperatura em seu pico. A temperatura normalmente cai 1º Celsius a cada 150 metros de altitude (detalhe: isso depende um bocado da localização geográfica da montanha).

 

A mais alta cordilheira do planeta é a do Himalaia, onde se localizam montanhas com picos elevadíssimos, a exemplo do Everest e Kamchenjunga.

 

A montanha mais alta do mundo é o Monte Everest, no Himalaia, cuja altitude é de 8.848 metros.

 

A maior montanha do continente americano é o Aconcágua, com 6.960 metros de altitude.

 

A montanha mais alta do Brasil é o Pico da Neblina, localizado no norte do estado do Amazonas, com 2.995 metros de altitude.

 

A maior montanha submarina do mundo fica no Oceano Pacífico, entre Samoa e Nova Zelândia. Sua altura: 8.700 metros.

 

Localizado no Havaí, Estados Unidos, o Maua Kea possui 10.205 metros, sendo 4.205 acima do nível do mar e 6.000 abaixo.

 

Apesar de ser menor do que a maioria dos estados brasileiros, o Nepal é o país com o maior número de montanha com mais de 8 mil metros. Das dez montanhas mais altas do planeta, pelo menos oito estão lá.

 

Veja também: Pode uma montanha explodir?

 

Fontes: Wikipédia, Brasil Escola, Guia do Curiosos.

 

Share: