Você sabia que o diamante é basicamente carbono, um dos elementos essenciais para os seres vivos? Sabia que a maior parte dos diamantes extraídos no mundo são usados na indústria? Siga as linhas abaixo e conheça algumas curiosidades sobre essas pedras mais do que preciosas.

 

A palavra diamante surgiu da junção dos termos gregos “adamas”, que significa invencível, e “diaphanes”, que remete a transparente.

 

O material mais duro que existe na natureza é o diamante. Para arrancar um diminuto pedaço de um diamante, é necessário aplicar uma pressão equivalente a 4,5 milhões de atmosferas.

 

O diamante é um material constituído basicamente de carbono, o mesmo do carvão. Ele surge sob altíssima pressão no magma presente no interior do planeta (basicamente a altas profundidades). São necessários milhares de anos para que essa pressão petrifique o magma e ajude a criar o diamante.

 

A maior parte do diamante extraído no mundo é direcionado para a indústria, onde é utilizado para cortar e furar materiais sólidos e resistentes

 

Uma curiosidades super interessante: as pontas das agulhas de toca-discos (os antigos toca-discos de vinil) são feitas de diamante.

 

O valor de um diamante é estimado de acordo com a sua pureza, peso, cor e lapidação.

 

O quilate é uma unidade de peso utilizada em diamantes e outras pedras preciosas. Um quilate é o equivalente a 200 miligramas. No caso do ouro, o quilate é uma unidade de pureza. Uma barra de 24 quilates, por exemplo, é considerada ouro puro.

 

Acredite se quiser, mas o quilate do diamante pode chegar a 63 mil dólares.

 

É preciso remover 250 toneladas de cascalho, em média, para extrair somente… CONTINUE A LEITURA

Share: