Ocorrida em 22 de dezembro de 2018, a erupção do vulcão Anak Krakatoa provocou uma tsunami mortífera, além de que mudou a geografia do mar no estreito de Sunda. Mas como surgiu esse vulcão? E o que existia antes dele? As respostas são surpreendentes. Veja nas linhas a seguir.

 

Krakatoa ou Krakatau foi um vulcão de 800 metros de altura que entrou em erupção e colapsou no estreito de Sunda, entre as ilhas indonésias de Java e Sumatra, em 27 de agosto de 1883.

 

A erupção fez com que toda a ilha de Krakatoa, onde estava o vulcão desaparecesse, formando em seu lugar um conjunto de três pequenas ilhas e no centro, uma caldeira remanescente que deu origem a um novo vulcão: o Anak Krakatoa (ou “filho de Krakatoa”, em português).

 

As massas de poeira expelidas durante a explosão do Krakatoa (isso mesmo: ele explodiu) formaram uma coluna com 50 quilômetros de altura, além de que giraram durante quase um ano ao redor da Terra.

 

As partículas lançadas na atmosfera ajudaram a diminuir a temperatura do planeta em 1º Celsius, tornando o inverno mais rigoroso em algumas regiões.

 

O estrondo provocado pela explosão foi ouvido a cerca de 5.000 quilômetros de distância. Milhares de pessoas que estavam nas proximidades ficaram automaticamente surdas. É como se uma explosão em Nova York pudesse ser ouvida do outro lado do Atlântico, na Europa.

 

Cerca de 35 mil pessoas morreram com a erupção e tsunami derivadas do colapso do vulcão, principalmente em… CONTINUE A LEITURA

Share: