A Mesopotâmia é uma região entre os rios Tigre e Eufrates, no território do atual Iraque. Mesopotâmia quer dizer “terra entre rios” (do gregos “mesos”, que significa “entre”; e “potamus”, que quer dizer “rios). Foi lá que se fixaram povos como os assírios, caldeus e babilônios. Veja algumas informações interessantes nas linhas a seguir.

 

Os rios Tigre e Eufrates nascem no leste da Turquia, atravessam o território do atual Iraque e desembocam no Golfo Pérsico.

 

A Mesopotâmia é parte de uma região por muitos chamada de Crescente Fértil. O Crescente Fértil compreende os atuais Iraque, Síria, Israel e Egito. Ela tem o formato de um arco que muito lembra uma lua crescente.

 

Tudo indica que as primeiras civilizações da história surgiram nessa região, bem como às margens do rio Nilo. Alguns historiadores consideram que também foi lá que apareceram a agricultura, a criação de animais e a escrita.

 

A Mesopotâmia foi habitada por diversas civilizações, entre elas os sumérios, os assírios e os babilônios. Por lá também passaram hebreus, persas, gregos e mongóis.

 

As principais cidades da Mesopotâmia foram Ur, Uruk, Nínive, Babilônia, Akkad, Kish, Hatra, Babel, Acádia e Nimrud.

 

Os povos que habitaram a Mesopotâmia falavam línguas semitas, um conjunto linguístico do qual fazem parte o hebraico e o árabe. Entre as línguas semíticas, vale… CONTINUE A LEITURA

Share: