Siga as linhas abaixo e descubra as curiosidades e fatos interessantes que nós reservamos sobre a descoberta da América. Você sabia, só para citar um exemplo, que o continente pode ter sido descoberto por vikings séculos antes dos europeus? Confira.

 

Foram os europeus (propriamente um grupo espanhol sob o comando de um italiano) que descobriram a América, certo? Errado. Pelo menos para alguns estudiosos. Eles acreditam que polinésios, fenícios, vikings e até chineses teriam chegado ao novo continente antes dos espanhóis.

 

Uma das teorias mais interessantes sobre a descoberta da América é a dos vikings. Para alguns pesquisadores, eles teriam fundado colônias na Groenlândia e na costa Leste do Canadá. Essas novas terras eram provavelmente chamadas de Vinilândia.

 

A teoria de que os chineses teriam descoberto a América ainda é motivo de controvérsias. Seus defensores sustentam que eles não só chegaram ao continente antes de Colombo, como descobriram o subcontinente australiano. Existe inclusive um grupo que sustenta que o Brasil foi descoberto antes de 1500 por um chinês chamado Zheng He.

 

Ao contrário do que pensam os desinformados, Colombo não era espanhol. O descobridor nasceu na cidade italiana de Gênova. Seu nome em italiano é Cristoforo Colombo.

 

Não se sabe até que ponto é verdade, mas alguns historiadores argumentam que Colombo teria proposto a viagem para as Índias pelo Atlântico ao rei de Portugal antes de sugeri-la à Coroa espanhola.

 

As três caravelas que acompanharam Colombo em sua descoberta chamavam-se Santa Maria, Pinta e Nina.

 

As caravelas espanholas tinham espaços pequenos, dimensões modestas (apenas 16 metros de comprimento). Os marinheiros viajavam amontoados.

 

O abastecimento das caravelas era feito com peixe seco ou salgado, carne vermelha defumada, azeitonas, mel, uvas-passas, ameixas, queijos, cebolas, lentilhas, fava, biscoitos, vinho e água. Alguns animais vivos também eram embarcados para servirem de alimento fresco em alto-mar (detalhe: quando faltava lenha, eram consumidos crus).

 

Quando o estoque de comida chegava ao fim – que não era raro de acontecer em viagens longas –, os marinheiros eram forçados a se alimentar com biscoitos moles, vinho e água. Mas quando batia os desespero, caçavam ratos para transformá-los em refeição.

 

A doença mais comum no período das grandes navegações era o escorbuto (chamado também de “mal de Luanda”), provocado pelo déficit de vitamina C.

 

Infestações de percevejos, pulgas e piolhos eram frequentes nos navios.

 

A América foi descoberta às 2h da manhã de 12 de outubro de 1492. O primeiro homem a avistar a novas terra chamava-se Juan Rodríguez Bernejo, a bordo da nau Pinta.

 

A primeira terra descoberta foi batizada por Colombo de San Salvador. Hoje ela é conhecida com… CONTINUE A LEITURA

Share: