Capital da França, a cidade de Paris atrai milhões de visitantes todos os anos. Além da torre Eiffel, eles procuram o Museu do Louvre, catedral de Notre-Dame e Arco do Triunfo. Mas Paris é muito mais do que isso. Descubra nas linhas abaixo algumas curiosidades sobre sua história, suas atrações e suas bizarrices.

 

Paris deve seu nome aos parísios, um povo celta que vivia na região desde a Idade do Ferro. Os celtas eram um conjunto de povos que habitavam uma grande extensão da Europa, entre eles os gauleses.

 

A região habitada pelos gauleses era chamada pelos antigos romanos de Gália. Compreendia o atual território da França. Os gauleses mais famosos da cultura pop (quadrinhos, TV e cinema) são Asterix e Obelix.

 

Ao derrotar o líder Vercingetórix e conquistar a Gália, os romanos batizaram a atual cidade de Paris de Lutécia.

 

Paris é cortada por um dos principais rios da Europa: o rio Sena. Ele deságua no oceano Atlântico, mais propriamente no Canal da Mancha.

 

Paris fica numa região administrativa chamada Île de France (Ilha de França), que também engloba cidades como Versalhes, Essone, Val-de-Marne, Meaux e Seine-Saint-Denis. Ao todo, essa região metropolitana possui 11,6 milhões de habitantes (dados de 2016).

 

A França é o país que recebe mais turistas em todo o mundo. São cerca de 80 milhões de visitantes anuais. Desses, 25 milhões passam pela cidade de Paris.

 

Paris possui o 7º maior sistema de metrô do mundo. Com 212 quilômetros, ele é quase três vezes mais extenso do que o metrô de São Paulo.

 

Um dos maiores museus do mundo (e também o mais visitado) é o Museu do Louvre, em Paris. Suas coleções de objetos históricos e… CONTINUE A LEITURA

Share: