O Turcomenistão é um país da Ásia Central situado entre Irã, Afeganistão, Cazaquistão. Uzbesquistão e mar Cáspio. É constituído em sua maior parte de desertos. Conheça nas linhas a seguir algumas curiosidades e fatos interessantes sobre esse enigmático.

 

O Turcomenistão possui em torno de 5,1 milhões de habitantes (dados de 2014), a maioria vivendo na região metropolitana da capital Ashkhabad/Asgabate e margens do mar Cáspio.

 

As cidades mais populosas desse país são: Ashkhabad, Türkmenabat, Dasoguz, Mary e Balkanabat. Cerca de 700 mil pessoas vivem em Ashkhabad.

 

A maior parte da população é de etnia turcomena. Existe, no entanto, um grande contingente de russos (10% da população), uzbeques e outros povos.

 

O turcomeno é a língua mais falada. Trata-se de uma língua do grupo linguístico altaico, que inclui o turco, o cazaque, o azeri, o usbeque e quirguiz.

 

A religião predominante é o islamismo do ramo sunita, praticada por 89% da população. Em torno de 10% seguem a Igreja Ortodoxa Russa e o restante não possui crenças.

 

A principal fonte de receita do país nos últimos anos têm sido a exploração de gás e petróleo. A exportação dessas commodities levou o… CONTINUE A LEITURA

Share: