Resultado da fusão de duas culturas, a pré-colombiana e a europeia, o México é um país de ricas tradições culturais. Possui resquícios da cultura indígena na culinária e europeia na religião, por exemplo. Uma de suas festas mais tradicionais é o Dia de Los Muertos. Descubra nos tópicos a seguir algumas curiosidades sobre os costumes e as tradições do povo mexicano.

 

Apesar da língua oficial ser o espanhol, são faladas 62 línguas indígenas nem território mexicano. Detalhe: a maior parte da população mexicana tem antepassados indígenas (mais da metade é mestiça).

 

Os mexicanos comemoram o Dia da Criança (Dia del Niño) em 30 de abril.

 

Considerada Padroeira do México e das Américas, Nossa Senhora de Guadalupe é a santa mais venerada do país. O dia de Nuestra Señora de Guadalupe, 12 de dezembro, é feriado nacional. As celebrações atraem, todos os anos, mais de um milhão de pessoas à Basílica da Virgem de Guadalupe, na capital mexicana. Muitos peregrinos participam das missas e procissões vestidos de palhaços.

 

Uma das celebrações mais populares do México é o Dia dos Mortos, em 2 de novembro. As festividades começam em outubro e seguem até a primeira semana de novembro. Os mexicanos oferecem água, flores, velas, guloseimas e todos os bons frutos obtidos durante a ausência do morto. É uma data em que os vivos se aproximam dos mortos e vice-versa. Os túmulos são sempre limpos e decorados com coras de flores. Vendem-se muitos produtos alusivos à morte, quase todos em forma de caveira. As crianças adoram os crânios de açúcar. O Dia dos Mortos é de riso e diversão. Dois dos ditados mais populares relativos à data são: “Ao morto o poço e ao vivo o gozo” e “Ao morto a sepultura e ao vivo a travessura”.

 

As festas de debutantes são praticamente iguais no Brasil e no México, tirando alguns pequenos detalhes. As meninas mexicanas, por exemplo, entregam durante a festa a sua última boneca. Também é hábito trocar o sapato de salto baixo por um de salto alto.

 

Mariachis. Com sombreiros e roupas ricamente decorados, os mariachis são grupos musicais que se apresentam em bares, restaurantes e praças. Eles também costumam se apresentar em festas. Normalmente utilizam instrumentos de corda como violão, viola, violino e, mais raramente, baixo ou guitarras.

 

Charreadas. Também usando sombreiros, o charro é cavaleiro que participa de rodeios, chamados por lá de charreadas. ElEs são bastante populares entre os mexicanos.

 

Luchas libres. As chamadas “lutas livres” são uma forma de luta profissional (ou professional wrestiling, como também é conhecida) que envolve golpes e muita encenação. Os lutadores utilizam técnicas de agarramento, chaves, arremessos e derrubadas, sempre com muita provocação. Interessante é que esses “esportistas” encarnam personagens no ringue, alguns bastante populares. As luchas libres são uma tradição no México (no Brasil, tornaram-se mais conhecidas como “catchs”).

 

A culinária mexicana é uma das mais diversificadas do mundo. Nasceu na mistura do europeu com o ameríndio, apesar de boa parte de seus pratos serem de origem pré-colombiana. As “delícias” mexicanas mais conhecidas são o taco, o burrito, o nacho, a tortilla, o guacamole e o chili.

 

Originário do México, o abacate é bastante consumido por lá. Só que, ao contrário dos brasileiros, que consomem a fruta com açúcar, os mexicanos costumam consumi-la em pratos salgados. O abacate é, aliás, o principal ingrediente do delicioso guacamole.

 

Um dos alimentos mais consumidos em todo o país é o milho. Os mexicanos acrescentam milho em quase tudo. Não é sem motivos que os norte-americanos dizem que “o México tem cheiro de milho”.

 

Pimenta. Os mexicanos adoram pimenta, que por lá é normalmente chamada de salsa. As 140 variedades de pimentas locais são introduzidas em quase todos os pratos. Detalhe: alguns doces também levam pimenta.

 

Conhecida no mundo todo, a tequila é um destilado feito a partir do sumo de uma planta chamada “agave tequilana” ou mescal. A planta é cultivada principalmente no estado de Jalisco, no povoado de Tequila, onde se encontram a maior parte dos fabricantes.

 

Os mexicanos são extremamente educados. Desejar “bom dia”, dizer “obrigado”, pedir desculpas e pronunciar “saúde” quando alguém espirra é super comum por lá.

 

Localidades com nomes de origem pré-colombiana, sobretudo asteca e maia, são bastante comuns no México. Alguns exemplos: Chihuahua, Oaxaca, Nezahualcóytl, Ixtapaluca, Tlaxcala, Teotihuácan e Xalapas.

 

O México possui a maior população de língua espanhola do mundo. O detalhe é que quase 6% dos mexicanos falam uma língua pré-colombiana.

 

A maior parte da população é católica romana. Aliás, o México é o segundo país com maior número de católicos no mundo, atrás apenas do Brasil.

 

A cidade do México possui a maior frota de táxis do mundo, com 100 mil taxistas. Uma curiosidade muito interessante: há alguns anos, o tipo de táxi mais comum era um fusca verde.

 

Imagem acima: peças decorativas alusivas ao Dia dos Mortos/Dia de Los Muertos.

 

Share: