A Malásia é um país do Sudeste Asiático dividido em duas importantes porções de terra, uma continental e outra insular. A continental situa-se na fronteira com a Tailândia, e a outra, ao norte da ilha de Bornéu. Sua capital é Kuala Lumpur. Saiba mais sobre a geografia, a cultura e o povo da Malásia através dessas curiosidades que nós selecionamos pra você.

 

Os malaios representam a maior parte da população (60%), mas há um grande contingente de chineses e indianos. Cerca ¼ da população é formada por chineses.

 

A língua oficial do país é o malaio, mas o inglês e o chinês são falados por boa parte da população.

 

A maioria dos malaios segue o islã, mas há um número considerável de budistas, cristãos e hindus vivendo no país. Embora o islã seja a religião oficial do Estado, o governo garante a liberdade religiosa.

 

As cidades mais populosas da Malásia são, pela ordem: Subang Jaya, Kuala Lumpur e Klang.

 

A região metropolitana de Kuala Lumpur possui 7 milhões de habitantes, e é a que mais cresce no país.

 

A Malásia é o maior produtor mundial de estanho e borracha.

 

Os malaios celebram o ano novo três vezes: o ano novo do nosso calendário, o ano novo islâmico e o ano novo chinês.

 

Kuala Lumpur é endereço das maiores torres gêmeas do mundo, chamadas de Petronas Towers.

 

Com 9,8 milhões de turistas, Kuala Lumpur foi a oitava cidade mais visitada do mundo no início dessa década.

 

A mais conhecida companhia da Malásia é a Petronas, uma empresa do ramo petrolífero e petroquímico (podemos dizer que é a Petrobrás deles).

 

Existem dois pequenos estados independentes (= países) encravados no território malaio: Singapura e Brunei.

 

Não muito distante de Kuala Lumpur existe um estado chamado Málaca. O que mais chama a atenção de brasileiros e portugueses é a existência de monumentos e pontos turísticos que remetem à cultura portuguesa. Explica-se: Málaca foi por um bom tempo colonizada por portugueses.

 

A moeda malaia se chama ringgit.

 

Os automóveis possuem volante do lado direito, como em outros países de mundo afora – diga-se Reino Unido, Japão, Índia etc.

 

A Malásia é um país de clima tropical, com temperaturas acima de 30 graus na maior parte do ano.

 

Os malaios consomem muito arroz, frango e pimenta. Quando visitar o país, prepare-se para sentir o gosto picante da sua culinária.

 

A Malásia possui um dos mais ricos e variados ecossistemas do mundo, com 15 mil espécies de plantas, 600 de pássaros e 210 de mamíferos.

 

Share: