O prêmio Nobel é uma homenagem ao sueco Alfred Nobel. É concedido todos os anos a pessoas que se destacaram em áreas como literatura, medicina e química, entre outras. O primeiro Nobel foi distribuído em 1901. Saiba mais sobre a vida de Alfred Nobel e conheça algumas curiosidades sobre o prêmio.

 

Alfred Bernhard Nobel, o criador do prêmio Nobel, nasceu em Estocolmo, capital da Suécia, no dia 21 de outubro de 1833. Morreu em Sanremo, na Itália, em 10 de dezembro de 1896.

 

Alfred Nobel nunca recebeu educação formal, foi educado em casa com professores autodidatas.

 

Nobel não gostava de ser retratado. O único quadro que o representa foi pintado depois de sua morte.

 

Nobel não ligava para condecorações! Gostava apenas de dizer que ganhara a Estrela do Norte da Suécia por ter um bom cozinheiro e a Ordem Brasileira da Rosa porque fora apresentado casualmente ao imperador Pedro II.

 

Não casou, nem teve filhos. Na ânsia de encontrar uma parceira, publicou num jornal austríaco um anúncio no qual “um senhor de certa idade, rico e instruído afirmava procurar mulher experiente e de certa classe, fluente em outros idiomas, para Ihe servir de secretária e dama de companhia”. O anúncio foi respondido por Bertha Kinski von Chinic que, ao final, não só se tornou amiga de Nobel, como o influenciou com seus ideais pacifistas.

 

Sua primeira patente foi um detonador de percussão… CONTINUE A LEITURA

Share: