Apresentadora do programa matinal Mais Você, Ana Maria Braga é um das personalidades mais conhecidas da televisão brasileira. Tornou-se nacionalmente conhecida no programa Note & Anote da Record TV. Percorra as linhas abaixo e veja algumas curiosidades sobre a sua carreira vitoriosa.

 

A apresentadora Ana Maria Braga nasceu em São Joaquim da Barra, em 01 de abril de 1949. São Joaquim da Barra fica perto de cidades como Franca, no norte do estado de São Paulo.

 

Seu nome completo é Ana Maria Braga Maffeis.

 

Ana iniciou sua carreira de jornalista na antiga TV Tupi, onde foi apresentadora de telejornal e produtora de programa de variedades. Eventualmente, apresentava um programa musical chamado Grande Parada.

 

O “bico” na TV Tupi serviu para Ana pagar a sua faculdade. Detalhe: ela se formou em Biologia pela Universidade Paulista, em São José do Rio Preto.

 

Ela trabalhou como diretora comercial, publicitária, assessora de imprensa e relações públicas. Foi relações públicas de Sylvia Maluf, esposa de Paulo Maluf, ex-governador e ex-prefeito de São Paulo.

 

Ana Maria só começou a fazer sucesso na televisão aos 40 anos de idade.

 

Foi apresentadora do antigo Note & Anote, programa de variedades dirigido ao público feminino exibido pela Record TV. Com o seu sucesso, acabou ganhando um programa noturno ao “estilo Hebe Camargo” chamado Programa Ana Maria Braga.

 

Com a transferência para Globo, em 1999, participou de diversas novelas da emissora, entre as quais O Clone, Passione, Sangue Bom e Segundo Sol. Também fez breves participações no seriado A Grande Família e A Diarista. Detalhe: em quase todos, fez o papel dela mesma.

 

O Mais Você estreou em 1999 com a transferência de Ana Maria Braga para a Rede Globo. Exibido nas manhãs da emissora, ele mescla jornalismo, prestação de serviços, entrevistas, moda e culinária.

 

Até hoje, o Mais Você apresentou quatro quadros de talentos voltados para a culinária: Super Chef, Super Chef Celebridades, Super Chefinho e Jogo de Panelas.

 

As férias e os eventuais afastamentos de Ana Maria são cobertas pelos apresentadores Cissa Guimarães, Patrícia Poeta, André Marques e Zeca Camargo.

 

Com o sucesso na televisão, Ana Maria lançou uma revista de histórias em quadrinhos dirigida ao público infantil: Aninha.

 

Em 20 anos de história, o Mais Você contou com a participação de celebridades como a modelo Gisele Bündchen, a apresentadora Xuxa, o ator espanhol Antônio Banderas, a ex-presidente da República Dilma Rousseff, a cantora Ivete Sangalo, o cantor Roberto Carlos e a chef e apresentadora britânica Nigella Lawson, entre outros, muito outros.

 

Já entre os colaboradores do programa, vale lembrar do escritor Carlos Heitor Cony, do maquiador e cabelereiro Duda Molinos e da editora de moda Glória Khalil.

 

O Louro José surgiu durante o programa Note & Anote, na Record TV, em 1997. Foi idealizado com a intenção de fazer a passagem de um programa infantil que era exibido antes para o programa de variedade de Ana. O coordenador de estúdio e produtor Tom Veiga foi convidado a manipulá-lo em virtude de suas tiradas bem-humoradas e brincadeiras com a produção. Quando trocou de emissora, Ana levou o Louro José/Tom Veiga junto.

 

O Mais Você era inicialmente apresentado nos estúdios da Rede Globo em São Paulo, mas acabou sendo transferido para o Rio de Janeiro. Atualmente, é apresentado num cenário construído especialmente para ele, na floresta da Tijuca, na capital fluminense: a Casa de Cristal.

 

Em 2001, Ana Maria anunciou no Mais Você que sofria de câncer no intestino e dedicou boa parte daquele programa ao tema. Ela foi internada no mesmo dia no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O tratamento a manteve afastada do programa durante quatro meses.

 

Outro momento emocionante do Mais Você ocorreu em 2014, quando Ana Maria anunciou ao vivo que a sua primeira netinha, ainda sem nome, tinha acabado de nascer.

 

Nem todos sabem, mas o time do coração de Ana Maria é o Palmeiras.

 

Todos sabem que um dos passatempos prediletos de Ana é cozinhar, mas há outro que ela adora: pescar. O contato com a natureza e o silêncio da pescaria há muito tempo atraem a apresentadora.

 

Outra curiosidade interessante: ela foi citada no Guiness Book, o famoso Livro dos Recordes, como a apresentadora que ficou mais horas semanais no ar. Somando a apresentação diária do Note & Anote com o Programa Ana Maria Braga, pela Record TV, ela ficou 24 horas no ar.

 

Fontes: Wikipédia, Memória Globo, Ana Maria Braga.com.

 

Share: