O Azerbaijão é um pequeno país da Ásia Central, localizado na fronteira com o Irã, a Rússia e a Armênia. Possui um território um pouco maior do que o estado de Pernambuco. Sua capital é a cidade de Baku. Descubra uma seleção de curiosidade sobre o país e sua capital nas linhas a seguir.

 

O Azerbaijão possui em torno de 10 milhões de habitantes, sendo que 2 milhões estão concentrados em Baku, a capital.

 

A população fala o azeri, uma língua da família altaica. Fazem parte dessa família línguas como o turco e o cazaque.

 

O azeri é um povo de religião islâmica com fortes laços culturais com os persas e os turcos. Existem cerca de 30 milhões de azeris vivendo em países como Irã, Rússia e Geórgia. Ele também possuem comunidades na Alemanha, Canadá, Estados Unidos e Turquia.

 

Em virtude da influência soviética, milhares de azerbaijãos adotaram o russo como segunda língua. Além do Azerbaijão, fizeram parte da União Soviética as repúblicas do Cazaquistão, Quirguistão, Turcomenistão e Tadjiquistão, entre outras.

 

A principal riqueza do país é o petróleo. O Azerbaijão é um dos maiores produtores desse tipo de matéria-prima da Ásia Central.

 

As principais referências geográficas da região são o mar Cáspio e as montanhas do Cáucaso. A Cordilheira do Cáucaso é uma cadeia de montanhas entre o mar Cáspio e o mar Negro. A montanha mais alta é o monte Elbrus, na fronteira entre Rússia e Geórgia.

 

Maior cidade do Azerbaijão, Baku fica às margens do mar Cáspio. Considerado o maior lago do mundo, o Cáspio banha partes do Irã, Turcomenistão, Cazaquistão, Rússia e Azerbaijão.

 

As principais atividades econômicas no mar Cáspio são a exploração de petróleo – principalmente na costa do Azerbaijão – e a pesca. O peixe mais visado pelos pescadores é o esturjão, que fornece as ovas para a indústria do caviar (uma atividade que diminuiu bastante em virtude da pesca ilegal).

 

O Azerbaijão conquistou a sua independência em 1991 com o fim da União Soviética. É oficialmente chamado de… CONTINUE A LEITURA

Share: