Você sabia que o nome completo do ex-presidente cubano Fidel Castro era Fidel Alexandro Castro Ruz? Sabia que ele alegava ter sofrido centenas de tentativas de assassinato? Descubra nas linhas abaixo outras curiosidades sobre a sua figura e a sua relação com a história de Cuba.

 

Fidel nasceu em 1926 num pequeno povoado chamado Birán, no leste de Cuba.

 

A família do pai de Fidel é de origem espanhola, mais propriamente da região da Galícia (província do norte da Espanha, onde se fala um dialeto próximo do português chamado galego).

 

Fidel Castro é ainda hoje o terceiro chefe de Estado de maior permanência no poder, atrás apenas da rainha britânica Elizabeth II e do rei Bhumibol, da Tailândia.

 

Segundo o Guiness, o Livro dos Recordes, o discurso mais longo da história foi feito por Fidel em 29 de setembro de 1960, no congresso do Partido Comunista. Ele durou nada menos que 4h20.

 

Fidel começou a cultivar a barba nos tempos de guerrilha. Segundo ele, não havia lâminas de barbear nem navalhas nos locais onde ele e os parceiros costumavam se refugiar. Com o tempo, a barba foi se transformando numa espécie de marca registrada do líder cubano.

 

Apesar de aparecer com frequência com um charuto entre os lábios, Fidel Castro não fuma desde 1985. O hábito é, na verdade, uma forma de promover um dos mais conhecidos produtos de Cuba, além do rum.

 

Um dos esportes prediletos do ex-dirigente cubano é o beisebol. Na juventude, Fidel chegou a ser lançador de beisebol do time da Universidade de Havana. Aliás, o beisebol é um dos esportes mais praticados em Cuba.

 

Ao ser eleito pela terceira vez em 1940, o presidente norte-americano Franklin Roosevelt recebeu uma carta de um garoto cubano pedindo como lembrança uma nota de 10 dólares com um autógrafo. Tudo indica que o garoto era fã de Roosevelt. A surpresa: o garoto se chamava Fidel Castro.

 

Um dos primeiros países para onde Fidel viajou após o triunfo da Revolução Cubana foi o Brasil. Aqui, conheceu o então deputado Jânio Quadros que, pouco tempo depois, se tornaria presidente. Fidel também conheceu o ex-presidente Juscelino Kubistchek.

 

Acredite se quiser, mas Fidel alegava ter sofrido nada menos que 630 tentativas de assassinatos. Algumas envolvem charutos tóxicos, veneno na comida e, acredite se quiser, até moluscos explosivos.

 

Fidel possui uma irmã e uma filha refugiadas nos Estados Unidos. A filha Alina Fernández-Revuelta é fruto de um relacionamento extra-conjugal, ocorrido durante o primeiro casamento de Fidel. Alina teve que se passar por turista espanhola para pedir asilo nos Estados Unidos.

 

Um levantamento feito pela revista Forbes em 2005 avaliou a fortuna de Fidel Castro em 550 milhões de dólares. Com essa fortuna, ele foi considerado na época um dez governantes mais ricos do mundo.

 

A música dos Beatles foi proibida em Cuba logo depois da Revolução Cubana. O acesso aos discos da banda só era possível através do mercado negro. Mas no mês de dezembro de 2000, uma estátua de John Lennon foi inaugurada numa praça de Havana – chamada de praça John Lennon, vale chamar a atenção – por ninguém menos que Fidel Castro. Não se sabe o real motivo, mas acredita-se que Lennon tenha se transformado em símbolo comunista por músicas como Imagine e Work Class Hero.

 

Além de celebridades como Metallica, Aerosmith, U2, Lady Gaga, Bill Gates, Stephen Hawking, Ronaldo Fenômeno e James Brown, o ex-presidente cubano Fidel Castro já apareceu num episódio da série animada Os Simpsons. Nele, Castro rouba uma nota de 3 bilhões de dólares do Sr. Burns.

 

Fontes: Wikipédia, Reuters Brasil, Terra, UOL, , Guia dos Curiosos, Wiplash.

Share: