Seu nome era Lee Jun-fan, mas já foi chamado de “Pequeno Pavão”. Lutou tai chi chuan e foi campeão de boxe. Estamos falando de Bruce Lee, um mito das artes marciais e do cinema. Surpreenda-se com essas curiosidades a seu respeito.

 

O lutador e ator Bruce Lee nasceu na cidade norte-americana de São Francisco em 1940. Seu nome verdadeiro era Lee Jun-fan.

 

Ele era costumeiramente chamado pela família de Sai Fon, um apelido feminino que significava “Pequeno Pavão”. Supersticiosos, seus pais acreditavam que os deuses não desejavam meninos na família e que chamando-o por um nome feminino estariam enganando as forças do mal.

 

Apesar de ter nascido nos Estados Unidos, Lee passou toda a infância e adolescência em Hong Kong.

 

Embora tenha se tornado conhecido como um grande mestre do kung-fu, Lee praticava diversos estilos de artes marciais. Karatê, judô, taekwondo, tai chi chuan e boxe eram apenas algumas. Aliás, Lee foi duas vezes campeão de boxe em Hong Kong.

 

Dizem que além de bom lutador, Lee era também excelente dançarino. Ele teria vencido um concurso de cha cha cha em Hong Kong, estilo musical que praticava com o mesmo empenho que praticava artes marciais.

 

Bruce imigrou para a cidade de Seattle, estado de Washington, onde ingressou na universidade para estudar filosofia. Foram nos anos de faculdade que conheceria sua esposa, a norte-americana Linda Emery.

 

Antes da carreira de ator deslanchar, tentou ganhar a vida ensinando kung fu. Chegou a dar aulas para celebridades como James Garner, Steve Coburn e Steve McQueen.

 

Seu primeiro papel de destaque foi como Kato, o fiel assistente de super-herói no seriado norte-americano Besouro Verde.

 

O primeiro papel de Lee num filme gravado nos Estados Unidos foi em Detetive Marlowe em Ação, de 1971.

 

Com produção roteiro, direção e participação de Bruce Lee no elenco, o longa O Voo do Dragão foi o primeiro filme em que o lutador e ator norte-americano Chuck Norris apareceu. Norris e Lee sempre foram grandes amigos.

 

O último filme completo de Bruce Lee foi Operação Dragão, de 1973. Ele foi também o primeiro filme de artes marciais produzido por um grande estúdio de Hollywood. Detalhe: o “novato” Jack Chang fez diversos aparições nessa produção.

 

Uma das principais características do “estilo Bruce Lee” de lutar eram os golpes rápidos. Ele era tão ágil que algumas cenas tinham que ser filmadas em 32 frames por segundo, aos invés dos tradicionais 24, para que o espectador pudesse acompanhar seus movimentos.

 

Ao morrer, Lee deixou inacabado o filme O Jogo da Morte. Lançado cinco anos depois, a produção conta contou com imagens de arquivos e truques de edição para que o ator pudesse aparecer até o final.

 

Bruce Lee faleceu em julho de 1973 em virtude de um edema cerebral.

 

Lee era casado com a norte-americana Linda Emery, com quem teve dois filhos: Brancon Lee e Shannon Lee.

 

Fontes: Wikipédia, G1, Mega Curioso, IG.

Share: