Touro? Peixes? Escorpião? Virgem? Você conhece a origem do zodíaco? E do seu signo, você sabe a origem? Enfim, não importa qual o seu signo, o importante é que você vai se interessar pelas curiosidades sobre o zodíaco listadas abaixo.

 

Os primeiros documentos sobre o horóscopo surgiram a partir do século 7 antes de Cristo, mas a versão que conhecemos hoje apareceu mais ou menos no século 5 antes de Cristo, época em que surgiu o zodíaco.

 

O primeiro povo a imaginar a influência dos astros sobre o destino da humanidade foram os caldeus, uma civilização da antiga Mesopotâmia (região do atual Iraque).

 

Já o primeiro povo a deduzir que os astros podiam influenciar o destino dos indivíduos foram os gregos. Até então, a astrologia era utilizada apenas para prever catástrofes ambientais, guerras, reinados etc. Aliás…

 

A palavra zodíaco é de origem grega e significa “círculo de animais”.

 

Por zodíaco entendemos os 12 conjuntos estrelares que representam a trajetória do sol ao longo do ano.

 

O trajeto é chamado de movimento aparente do Sol porque, para ser exato, não é ele quem está se movimentando e, sim, a Terra.

 

Na época do surgimento do zodíaco, o primeiro signo do calendário era touro.

 

Mas de onde vieram os nomes dos signos? Anote aí:

 

Áries: na mitologia grega, representa o carneiro com lã de ouro que salvou Frixo, filho do rei Atamas, de ser assassinado pela madrasta.

 

Touro: representa a forma que Zeus, o maior de todos os deuses, teria assumido para seduzir uma princesa.

 

Gêmeos: representa os irmãos Castor e Pólux, que morreram por suas amadas.

 

Câncer: significa “caranguejo” em latim. Simboliza o animal enviado por Hera para lutar contra Hércules.

 

Leão: representa o leão de Nemeia, outra criatura vencida pelo semideus Hércules.

 

Virgem: é uma referência a Virgo, a deusa da justiça.

 

Libra: representa a balança usada por Virgo para pesar as almas em seu caminho para o céu ou para o mundo subterrâneo.

 

Escorpião: o animal enviado por Apoi, deus das profecias, para matar Órion.

 

Sagitário: é uma referência a Chiron, Centauro (criatura meio homem, meio cavalo) morto acidentalmente por Hércules.

 

Capricórnio: representa o deus da natureza Pan, que jogou-se na água para fugir do titã Tifon. Com a forma de cabrito, Pan morreu enquanto se transformava em peixe.

 

Aquário: corresponde ao período das chuvas no Oriente Médio. É representado por um homem virando um pote de água.

 

Peixes: animais em que se transformaram a deusa Afrodite e seu filho Eros para escapar do titã Tifon.

 

Astrologia e astronomia sempre se confundiram. A separação (que deu à astronomia o status de ciência exata) só ocorreu recentemente. É por isso que grandes astrônomos do passado foram também astrólogos, a exemplo do dinamarquês Tycho Brahe e o alemão Johannes Kepler.

 

A crença no poder dos astros chegou a ser tão grande no decorrer da história que, até o século XVIII, os cursos de medicina incluíam em seus currículos aulas de astrologia.

 

Acredita-se que os três reis magos que, segundo a lenda, teriam levado presentes para o menino Jesus eram, na verdade, astrólogos.

 

Os imperadores romanos tinham a mania de não fazer nada sem antes consultar os astros. Um exemplo clássico é o imperador Adriano, que costumava fazer previsões para si mesmo.

 

Numa visita a Portugal, o maior desejo da poetisa brasileira Cecília Meireles era conhecer Fernando Pessoa. O poeta, porém, não compareceu ao encontro e deixou Cecília na espera por quase duas horas. Ao voltar ao hotel, ela topou com um livro e uma carta de pessoa. Nele, o gênio português pedia desculpas por não ter ido ao encontro. O motivo? Os astros diziam que os dois não podiam se encontrar naquele dia.

 

Já que falamos de Fernando Pessoa, você sabia que ele chegou a dar consultas como astrólogo?

 

O médico e escritor francês François Rabelais, por sua vez, não só desdenhava, como publicava nos jornais previsões que ridicularizavam o zodíaco.

 

A Universidade de Brasília e a Universidade Cândido Mendes (RJ), além de outras instituições superiores brasileiras, já ofereceram cursos de nível superior na área de astrologia.

 

Já ouviu falar em astrologia financeira? A astrologia financeira auxilia os investidores a escolher o melhor momento para investir em ações. Existem até empresas especializadas no Brasil.

 

As doze casa do zodíaco inspiraram a criação de um desenho animado japonês chamado Cavaleiros do Zodíaco, grande sucesso na TV brasileira dos anos 90.

 

Share: