O Facebook surgiu em 4 de fevereiro de 2004 pelas mãos de Mark Zuckerberg como uma rede social para estudantes da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Em pouco tempo, se tornou a rede social mais acessada do planeta. Mas o que você sabe sobre ela? Percorra as linhas a seguir e descubra algumas curiosidades no mínimo surpreendentes a respeito.

 

A verdade é que o Facebook foi criado por Zuckerberg em parceria com vários colegas de universidade, sendo um deles o brasileiro Eduardo Saverin.

 

No início, o Facebook era uma comunidade dirigida aos alunos e colaboradores de Harvard, mas, com o passar do tempo, se expandiu para outras universidades da chamada Ivy League (Universidade de Boston, MIT, Boston College…) nos Estados Unidos. Hoje ela aceita qualquer pessoa que esteja disposta a participar de uma comunidade virtual.

 

O Facebook possui atualmente 1,3 bilhão de usuários e é um dos cinco websites mais acessados do mundo. Importante: em junho de 2010, ele apareceu como o site mais acessado (quer dizer, em primeiríssimo lugar!) no Ad Planner Top 1000 Sites.

 

Desde a sua criação em 2004, o Facebook recebe uma média de 316 mil novos usuários por dia.

 

O Facebook recebe nada menos que 400 milhões de logins todos os dias. São 2 bilhões de postagens diárias.

 

Cada usuário passa cerca de 75 minutos mensais no Facebook.

 

A média de amigos por usuário é de 130 pessoas.

 

Aliás, você sabia que o maior site de prostituição do mundo é o Facebook? É que prostitutas, travestis e garotos de programa combinam encontros com clientes vias redes sociais.

 

Em março de 2010 o Facebook chegou a ultrapassar o Google como o site mais acessado da internet.

 

O logotipo original do Facebook continha o rosto do ator Al Pacino.

 

Que Instagram que nada! O maior site de fotografias do mundo é o Facebook. Só para se ter uma ideia, ele recebe cerca de 100 milhões de fotos por dia. No réveillon de 2011, foram postadas 750 milhões de fotos.

 

A celebridade mais seguida no Facebook é a cantora colombiana Shakira, que contabiliza mais de 105 milhões de seguidores. Já a personalidade brasileira com maior número de seguidores é o jogador Neymar, com 22 milhões.

 

Os países onde o Facebook é mais popular: Estados Unidos, Grã-Bretanha, Índia, Turquia, França, Itália, Canadá, Filipinas, Espanha e México.

 

A China não é o único país do mundo a bloquear o acesso ao Facebook. Ele também é terminantemente proibido na Coreia do Norte e Irã.

 

A história do surgimento do Facebook foi registrada no filme A Rede, um dos maiores sucessos de bilheteria do ano de 2010.

 

Até o Facebook se popularizar, a rede social mais acessada do mundo era o MySpace. No Brasil, a mais popular era o Orkut.

 

Mais de 300 mil usuários ajudaram a traduzir o website por meio de um aplicativo para traduções. Ele já foi traduzido para 72 idiomas.

 

Um estudo divulgado recentemente mostrou que as mulheres costumam receber 55% a mais de mensagens em seus murais.

 

Os usuários da “rede” gastam mais de 500 bilhões de minutos por mês no Facebook.

 

Existe mais de 1 milhão de empresários e colaboradores de 180 países no Facebook.

 

Você tem ideia de quantas pageviews o Facebook recebe por mês? Segure o queixo: são 65 bilhões de pageviews a cada 30 dias.

 

E do valor do Facebook, você tem ideia? Acredite, ele vale nada mais nada menos do que 50 bilhões de dólares (dados de 2012).

 

Em 2010, a polícia inglesa usou o Facebook para desvendar o misterioso assassinato de uma arquiteta.

 

Share: