Acredite se quiser, mas o estado norte-americano de Wisconsin produz uma variedade maior de queijos do que a França. Os Estados Unidos são o maior produtor mundial. Veja nas linhas a seguir outras curiosidades muito interessantes sobre esse apetitoso alimento: o queijo.

 

O queijo é produzido pela coagulação do leite e pode ser de vaca, ovelha, cabra, búfala e outros mamíferos.

 

Existem centenas de tipos de queijos (são mais de 400 só na França). São vários os processos de produção que tornam um queijo diferente do outro: o tipo de mamífero que forneceu o leite, os teores de gordura, os tipos de bolores e bactérias (as responsáveis pela acidificação do produto), o tempo de envelhecimento etc.

 

Alguns estudiosos dizem que a produção de queijo é tão antiga quanto a domesticação de animais. O queijo teria surgido por volta de 12.000 antes de Cristo, mas as primeiras referências a ele datam de 3.000 antes de Cristo.

 

O leite de búfala é mais branco e nutritivo do que o de vaca. A verdadeira muzzarella italiana é feita com esse tipo de leite.

 

O queijo emental surgiu por volta do século 15. Durante a produção, ele passa duas semanas no refrigerador e, em seguida, é levado para uma câmera com temperatura entre 20º e 24º Celsius. Essa mudança ativa uma bactéria que produz gás carbônico, formando buracos no queijo. O emental é muito usado em fondues.

 

O parmesão surgiu na cidade de Parma, na Itália – daí a origem do nome. Para adquirir seu aspecto, o parmesão chega a ficar dois anos maturando. Semelhante ao… CONTINUE A LEITURA

Share: