A palavra petróleo originou-se do grego “petros”, que significa pedra, e do latim “oleum”, que quer dizer óleo. Petróleo significa, poranto, “óleo de pedra”.

 

O primeiro poço de petróleo da história foi construído pelos chineses no ano 347 antes de Cristo (isso mesmo, antes de Cristo!!)

 

O petróleo é um velho conhecido da humanidade. O piche, por exemplo, chegou ser usado na Mesopotâmia como argamassa de prédio e reza a lenda de que Noé teria usado o mesmo material para selar a arca.

 

A ideia corrente é a de que o petróleo seria fruto da decomposição de seres vivos (matéria orgânica), mas há outra hipótese bastante difundida: ele seria formado por depósitos de carbono que remontam a formação da Terra.

 

As primeiras referências da exploração de petróleo no Brasil datam de 1858, mas o primeiro campo “comercial” só foi descoberto em 1941.

 

Em 1864, o inglês Thomas Sargent conseguiu através de um decreto imperial autorização para explorar petróleo no Brasil. Ele começou por Camamu, na Bahia, mas não descobriu nada.

 

Atualmente, são explorados quase 9.500 poços de petróleo no Brasil.

 

Até a descoberta do petróleo do pré-sal, o poço mais profundo do Brasil tinha em torno de 1.850 metros de profundidade. No pré-sal, eles podem… CONTINUAR A LEITURA

Share: