Há controvérsias sobre a origem da pizza, mas acredita-se que hebreus, egípcios e babilônios já preparavam uma massa parecida há pelo menos 5 mil anos.

 

A típica pizza italiana legítima é a margherita que, leva as cores da bandeira desse país. No Brasil as pizzas se popularizaram de tal forma que hoje é possível encontrá-las nos mais variados sabores, inclusive banana e brigadeiro.

 

Existem inúmeras versões para a origem do hambúrguer, mas acredita-se que ele tenha sido levado para os Estados Unidos, onde se popularizou, por imigrantes alemães que viviam próximo da cidade de Hamburgo.

 

Nos Estados Unidos, os vendedores de salsichas emprestavam luvas aos fregueses que não queriam sujar as mãos, mas elas nunca eram devolvidas. Para evitar o problema, o imigrante alemão Anton Feuchtwanger passou a vender um pão do tamanho das salsichas em 1904. O nome é uma alusão à qualidade duvidosa da carne e ao formato da salsicha, que lembra os cães da raça dachshund.

 

Se todos os cachorros quentes consumidos pelos norte-americanos em um ano fossem enfileirados, poderia ser feita uma “ponte” que daria duas vezes a distância da Terra até a Lua.

 

Em algumas cidades do Brasil, hot dog e cachorro quente são sanduíches diferentes. Se pedir um hot dog, você receberá um pão com salsicha, mostarda e catchup. Mas, se a pedida for cachorro quente, receberá um pão francês com carne moída.

 

Em matéria de fast food, a mais nova mania na região Sudeste é a tapioca. De origem indígena e popular no Norte e Nordeste, a tapioca pode, hoje em dia, ser consumida com os mais diversos recheios: linguiça calabresa, carne de sol, doce de leite, chocolate e beijinho.

 

Em algumas regiões do México, as pessoas comem gafanhotos cozidos. Eles são comidos com sal, limão e pimenta, ou na tortilla. Aliás, essa espécie “apetitosa” de gafanhoto é chamada por lá de chapolim (já ouviu esse nome em algum lugar?).

 

A rede de sanduíches Subway possui 31 mil restaurantes no mundo inteiro. O McDonald´s tem em torno de 30 mil. O KFC possui 20 mil. As unidades da Pizza Hut e Burger King somam 12 mil. Entre as redes brasileiras, a campeã em filiais é o Bob´s, com mais ou menos 650 lojas.

 

A primeira unidade do Habib´s (que significa “querido”, em árabe) foi inaugurada na garagem da casa do proprietário, o senhor Alberto Saraiva, no bairro paulistano de Alto de Pinheiros.

 

O Burger King surgiu em 1953 na cidade de Jacksonville, estado norte-americano da Flórida. A segunda unidade da rede foi inaugurada em Miami, no mesmo estado.

 

O Burger King foi o primeiro restaurante do tipo fast food a introduzir mesas e cadeiras para clientes sentarem e fazerem a refeição no próprio local.

 

Para queimar as calorias do poderoso Whopper Duplo com queijo do Burger King, você precisar caminhar “apenas” 14 quilômetros.

 

KFC significa Kentucky Fried Chicken e o velhinho do logotipo da rede é o fundador da empresa, o coronel Harland Sanders. Kentucky é o estado norte-americano onde o KFC surgiu.

 

A primeira lanchonete McDonald’s foi aberta em 15 de maio de 1940 na cidade de San Bernardino, no estado norte-americano da Califórnia, pelos irmãos Richard e Maurice McDonald.

 

Os clientes do primeiro McDonald’s eram servidos nos próprios automóveis por garçonetes de patins. O primeiro cardápio era constituído de 25 itens, todos baseados no churrasco.

 

O Big Mac (o “sanduíche global” da rede, com o mesmo nome em todos os países) foi introduzido no McDonald’s em 1968. Ele foi criado em 1967 por um franqueado da rede de Pittsburgh, no estado norte-americano da Pensilvânia.

 

A operação brasileira é a oitava maior do mundo da rede McDonald´s.

 

A primeira grande rede de fast food do Brasil foi o Bob´s, inaugurado em 1952 na cidade do Rio de Janeiro pelo norte-americano Robert Falkenburg. Nesse caso, Bob´s seria o apelido do próprio Robert.

 

O mais curioso é que, com a saída de Falkenburg do negócio nos anos 1970, a rede tem sido desde então comandada por dois empresários de atuação bastante discreta: Rômulo Fonseca e Ricardo Bosmeny.

 

O Bob´s é a rede de fast food com maior número de restaurantes no Brasil, mas a segunda em faturamento (o primeiro é o McDonald´s).

 

O Bob´s foi também a primeira rede a estar presente em praticamente todos os estados brasileiros. O último estado onde inaugurou um restaurante foi o Acre, em 2010.

 

A primeira loja da Pizza Hut surgiu na cidade de Wichita, estado do Kansas, em 1958. Sem muito dinheiro para investir no negócio, os fundadores pegaram dinheiro emprestado de parentes e compraram máquinas de segunda mão para o negócio.

 

Sozinha, a Pizza Hut utiliza 3% de toda a produção de leite dos Estados Unidos. Com 150 milhões de quilos, ela é o maior consumidora do produto no mundo.

 

A Domino´s Pizza surgiu em 1960 no estado norte-americano de Michigan. No início, se chamava DomiNick´s Pizza.

 

A Domino´s forneceu cerca de 12 mil pizzas para as equipes que trabalharam no resgate das vítimas dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, em Nova York.

 

Com mais de 9 mil restaurantes em todo o mundo, a Domino´s é ainda pouco conhecida dos brasileiros. Existem atualmente apenas 45 filiais no Brasil (dados de 2014). Ela é representada pelo grupo Spoletto.

 

A mais nova rede de fast food de origem brasileira é a Giraffas. Ela foi inaugurada em Brasília no ano de 1981 por dois jovens universitários que tomaram dinheiro dos pais para abrir o primeiro restaurante.

 

Os proprietários do Giraffas se inspiraram no casamento de um casal de girafas do zoológico de Brasília para nomear o primeiro restaurante.

 

A Giraffas possui atualmente (ano de 2015) 410 restaurantes no Brasil e no exterior. Onze desses restaurantes funcionam no estado norte-americano da Flórida.

 

Fontes: Wikipédia, O Mundo das Marcas, IstoÉ Dinheiro, Exame, Veja, Mega Curioso.

Share: