Você sabia que o farmacêutico norte-americano John Stith Pemberton gastou apenas 74 dólares para criar a fórmula da Coca-Cola, em 1886?

 

Para criar a fórmula original da Coca, Pemberton utilizou extrato de folhas de coca, extrato de noz-de-cola (que contém grande quantidade de cafeína), caramelo e água carbonatada (água com gás). O detalhe é que o xarope era misturado à água na hora de servir.

 

O nome Coca-Cola foi escolhido por Frank Robinson, sócio do criador do produto. Aliás, você sabia que a caligrafia do logo Coca-Cola foi feita por Robinson?

 

A Coca-Cola teve prejuízo em seu primeiro ano de operação. Nesse período, foram vendidos somente nove copos por dia do refrigerante.

 

No prejuízo, Pemberton vendeu a marca para Asa Griggs Candler, por aproximadamente US$ 2.300. Foi Candler, o primeiro presidente da empresa, quem transformou a Coca-Cola num grande negócio.

 

A marca Coca-Cola só foi registrada sete anos após a sua criação. As vendas em garrafa, então, só começaram oito anos depois.

 

As vendas em garrafas com “tampas coroa” começaram apenas em 1902. Até então, as garrafas de Coca-Cola eram fechadas com rolhas.

 

A famosa garrafa “contour” da empresa surgiu em 1916 justamente para diferenciar a Coca-Cola dos refrigerantes parecidos, que já existiam nos Estados Unidos do início do século XX.

 

A Coca-Cola só começou a ser vendida em lata de alumínio em 1955, ou seja, quase 70 anos depois da sua criação.

 

Depois dos Estados Unidos, os primeiros países a comercializarem a Coca foram Canadá, México e Cuba. Anos mais tarde, o refrigerante foi proibido pelo regime cubano de Fidel Castro.

 

Durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa desenvolveu fábricas-móveis para garantir o acesso ao refrigerante pelos soldados norte-americanos nas frentes de batalha.

 

No ano do centenário da empresa, os executivos da Coca-Cola tentaram modificar o sabor da bebida, tornando-a mais doce. A novidade foi anunciada com estardalhaço pela imprensa e a resposta veio com o mesmo estardalhaço: os consumidores telefonaram, escreveram, protestaram de todos os modos, obrigando a empresa a voltar atrás.

 

A Coca-Cola é comercializada em mais de 200 países, sendo líder em vendas em seu segmento na maioria deles.

 

A cada 10 segundos, 126 mil pessoas tomam algum produto da Coca-Cola.

 

O refrigerante começou a ser produzido no Brasil em 1942, justamente para abastecer as tropas que por aqui se instalaram por causa da guerra na Europa. As primeiras engarrafadoras foram as de Natal (RN) e Recife (PE).

 

Um país onda a Coca-Cola não é líder? A Argentina. Lá, a liderança pertence à Pepsi. Devido ao sentimento anti-americano, ela é boicotada no Oriente Médio. Nesse região, o refrigerante mais consumido é a Mecca-Cola, uma versão islâmica da Coca.

 

A Coca-Cola é a mesma em qualquer parte do mundo, com 88% de água, 9,976% de açúcar, 2% de gás carbônico e 0,024% do “xarope-segredo da empresa”.

 

São consumidos 1,4 bilhão de copos de Coca-Cola todos os dias no mundo inteiro. E pensar que eram apenas nove no início…

 

Quantas garrafas são vendidas por dia? Acredite, são 900 milhões de garrafas vendidas diariamente no mundo todo.

 

A Coca-Cola não usa crianças menores de 12 anos em suas propagandas.

 

A Diet Coke foi lançada em 1982 e em apenas dois anos, se tornou o segundo produto de maior sucesso da Coca-Cola.

 

A The Coca-Cola Company lançou em vários países versões diferentes da Coca. São elas: Cherry Coke (Coca-Cola com cereja), Coca-Cola Raspberry (com framboesa), Vanilla Coke (com baunilha), Coke Citra (com limão e lima), Coca-Cola Orange (com laranja) e Coca-Cola White Lime (com lima).

 

A Fanta foi criada na Alemanha na época da Segunda Guerra Mundial. Surgiu para substituir a Coca-Cola, cujos ingredientes estavam em falta. O primeiro sabor foi o de Malte. A conhecida e difundida Fanta laranja só surgiu 14 anos depois, em 1955.

 

Os únicos sabores da Fanta conhecidos pelos brasileiros são os de laranja, maracujá e uva. Até há alguns anos atrás, eram comercializadas as Fantas limão e guaraná. A Fanta sabor maçã chegou a ser lançada no país, mas acabou suspensa devido ao baixo volume de vendas.

 

Existem ao redor do mundo os mais variados sabores de Fanta: melão (comercializada em Israel), maracujá (Portugal e Brasil), morango (Estados Unidos), cassis (Nova Zelândia), laranja com chocolate (Austrália), banana com leite (Japão) e leite (Hong Kong). São, acredite, 92 sabores diferentes.

 

As vendas da Fanta limão foram canceladas para o lançamento do Sprite. A Fanta Guaraná deu lugar ao Taí, que foi substituído mais tarde pelo guaraná Kwat. Detalhe: o Taí ainda é vendido em alguns lugares do Brasil.

 

A Coca-Cola foi a primeira a usar a imagem do Papai Noel em suas propagandas. Ao contrário do que muitos pensam, não foi a Coca-Cola que criou a versão atual de São Nicolau. Imagens de Papai Noel já haviam sido publicadas antes no jornal The New York Times.

 

Segundo a consultoria britânica Interbrand, apenas a marca Coca-Cola está avaliada em nada mais, nada menos que US$ 70.452 bilhões.

 

Você sabia que os mórmons não tomam Coca-Cola (e, para falar a verdade, qualquer produto que contenha cafeína)?

 

A última curiosidade: uma pesquisa conduzida na Grã-Bretanha revelou que os britânicos confiavam mais na marca COCA-COLA do que na Família Real.

 

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