Você sabia que o maior inseto do mundo vive na Amazônia e que o animal mais perigoso é o mosquito? Percorra os tópicos adiante e descubra algumas informações e bizarrices sobre o mundo dos insetos. Você deverá se interessar.

 

Uma em cada 17 mortes de seres humanos é provocada por insetos. As pessoas morrem principalmente devido à ação de venenos ou por doenças transmitidas pelos bichinhos. Detalhe: o inseto que mais mata no mundo é o mosquito.

 

A doença causada por insetos que provoca o maior número de vítimas fatais é a malária, com 2 milhões de mortes ao ano.

 

O maior inseto do mundo é o Titanus giganteus, um besouro que vive na Amazônia. Um Titanus pode medir 17 centímetros.

 

A libélula possui 30 mil lentes em cada olho.

 

O animal mais forte do planeta é, segundo uma pesquisa realizada recentemente, o besouro do esterco. Ele é capaz de erguer sem maiores problemas 1.141 vezes o próprio peso.

 

Um dos insetos mais rápidos é o gafanhoto-do-deserto, cuja capacidade de deslocamento chega a 30 quilômetros por hora. Esse tipo de gafanhoto é conhecido por voar em bandos gigantescos que destroem plantações.

 

O animal com maior espermatozoide é uma mosquinha chamada mosca-das-frutas. Ela possui apenas 3 milímetros de comprimento, mas o seu espermatozoide chega a medir 5,8 centímetros. É como se o espermatozoide de um homem de estatura mediana medisse 33 metros.

 

Já sabemos que as colônias de formigas podem abrigar até 100 mil indivíduos. Mas isso não é nada diante das colônias de cupins. Alguns cupinzeiros, como o da espécie Macrotermes africano, podem ter 5 milhões de membros.

 

No geral, os insetos possuem uma vida bastante curta. Mas existem diversas exceções, é claro. Uma delas é a rainha da formiga-vermelha, que pode chegar aos 30 anos de idade.

 

A rainha de uma espécie de cupim encontrada na África é, acredite se quiser, capaz de botar um ovo a cada 2 segundos. Isso resulta em mais de 40 mil ovos num único dia.

 

Uma pulga consome por dia 15 vezes o próprio peso em sangue!

 

O maior saltador do reino animal é a pulga. Ela é capaz de saltar 200 vezes o comprimento do seu corpo.

 

Em geral, só a fêmea do pernilongo se alimenta de sangue. O macho normalmente consome néctar.

 

A audição da barata é tão sensível que ela é capaz de detectar a aproximação de outra barata, bem como pequenos tremores de terra (algo como 0,007 graus na escala Richter).

 

Baratas podem se arrastar dezenas de metros mesmo com as vísceras expostas depois de uma chinelada. E se uma pata for arrancada, ela pode recuperá-la em poucos dias.

 

O mel nada mais é do que vômito de abelha.

 

Abelhas morrem depois que picam uma pessoa. Mas por que isso acontece? Por que parte do abdômen do inseto é arrancado junto com o ferrão.

 

As moscas batem as asas quatro vezes mais rápido do que os beija-flores, o que dá 330 vezes por segundo.

 

Os ovos de moscas são depositados sobre matéria orgânica em decomposição como restos de alimentos, fezes cadáveres etc. Uma fêmea bota em torno de 120 ovos, todos com menos 1 milímetro.

 

O primeiro inseto a descobrir um cadáver é quase sempre a mosca. Detalhe: em países quentes como o Brasil, o cadáver é consumido por 60 espécies de insetos.

 

Acredite se quiser, mas o maior inseto que já existiu na face da Terra era uma libélula. Não se tratava de uma libélula qualquer, mas da meganeura, um mega-inseto com asas que podiam chegar a 1 metro de comprimento.

 

Veja ainda: 50 curiosidades surpreendentes sobre os insetos

 

Fontes: Wikipédia, Mega Curioso, Super Curioso, UOL, BOL

 

 

Share: