Você sabia que a primeira exposição de Tarsila do Amaral ocorreu no exterior, e não no Brasil? Veja essa e outras 14 curiosidades sobre a pintora nas linhas a seguir. Algumas são muito interessantes.

 

Tarsila do Amaral nasceu na cidade paulista de Capivari, região de Piracicaba, em 01 de setembro de 1896, e morreu em São Paulo em 17 de janeiro de 1973.

 

Tarsila era um dos oito filhos do rico fazendeiro José Estanilau do Amaral.

 

Completou seus estudos em Barcelona, na Espanha, onde pintou seu primeiro quadro.

 

Estudou arte na Europa com o mestre cubista Fernand Léger, que lhe apresentara grande parte da intelectualidade da época: Pablo Picasso, Igor Stravinsky, Eric Satie, Jean Cocteau…

 

Sua primeira exposição ocorreu em Paris em 1926. Tarsila exibiu 17 quadros inspirados numa viagem feita às cidades históricas de Minas Gerais (obras da fase chamada “pau-brasil”). A primeira exposição no Brasil ocorreu em 1929, na cidade do Rio de Janeiro.

 

Uniu-se ao pessoal da revista Klaxon – diga-se, Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Menotti del Picchia e Anita Malfatti – para formar o Grupo dos Cinco. Cada vez mais íntima de Oswald, faz a capa e ilustra o conteúdo do livro Pau-Brasil, publicado por ele em 1925.

 

O casamento com o escritor Oswald de Andrade teve como padrinhos ninguém menos que o ex-presidente da República Washington Luís e ex-presidente de… CONTINUE A LEITURA

Share: