O planeta Urano recebeu esse nome em referência ao deus Urano, pai de Cronos e avô de Zeus na mitologia grega. É conhecido em virtude de sua atmosfera azulada e quase monótona. Mas ele esconde mistérios que você devia conhecer. Acompanhe as curiosidade abaixo.

Urano foi descoberto em 1781 pelo astrônomo alemão William Herschel. Detalhe: foi o primeiro planeta descoberto com a ajuda de um telescópio.

Visto a olho nu, Urano é apenas um ponto pálido no céu. Por esse e outros motivos – sua órbita lenta, por exemplo –, ninguém jamais lhe deu bola. O detalhe é que ele é conhecido desde a antiguidade.

Urano fica a 2,9 milhões de quilômetros do sol, sendo o sétimo planeta no sistema solar.

Assim como os outros gigantes gasosos, Urano possui um sistema de anéis ao seu redor. Foi o segundo sistema a ser descoberto, após o sistema de Saturno.

Sua atmosfera é composta de hidrogênio e hélio e quase toda a sua massa – algo em torno de 80% – constituída de água, amônia e cristais de metano.

Pesquisadores do Reino Unido divulgaram em 2018 que Urano possui cheiro de ovo podre. A culpa é do sulfeto de hidrogênio, o mesmo gás que faz com que os ovos estragados tenham um cheiro tão desagradável.

Urano é o segundo planeta menos denso do sistema solar, atrás somente de Saturno. Aliás, você sabia que Saturno flutuaria facilmente numa piscina gigante?

Ao contrário das demais luas do Sistema Solar, que receberam nomes de seres mitológicos e deuses, os satélites de Urano foram batizados com nomes de personagens das peças de William Shakespeare. Entre esses nomes estão Miranda, Cordélia, Ofélia, Desdemôna, Titânia e Rosalinda.

A maior lua de Urano – e oitava maior do Sistema Solar – é Titânia.

Urano demora 84 anos terrestres para dar uma volta em torno do Sol (isso mesmo: se tivesse nascido em Urano, um terráqueo de 84 anos teria apenas 1 aninho). O que também chama a atenção é que as suas estações duram em torno de 20 anos.

O seu eixo de rotação está inclinado 82,5%, o que faz com que parte do planeta permaneça iluminada pelo Sol e a outra parte, na mais absoluta escuridão.

O dia em Urano dura apenas 17 horas e 14 minutos. Detalhe: o sol nasce no oeste e se põe no leste.

Acredite se quiser, mas Urano é um dos planetas mais frios do sistema solar. Por lá, a temperatura pode chegar a -224º Celsius.

Urano possui um núcleo rochoso com o mesmo tamanho da Terra. O nosso planeta seria uma espécie de anão diante desse gigante gasoso.

Você sabia que chove diamantes em Netuno? A descoberta foi confirmada recentemente. Mas os cientistas suspeitam que o fenômeno também ocorra em Urano.