Goiânia é uma das cidades mais vibrantes da região Centro-Oeste. É também uma das cidades mais verdes do Brasil, onde a qualidade de vida salta aos olhos. Conheça algumas interessantes curiosidades sobre sua geografia e sua história.

 

Não se sabe ao certo a origem do nome Goiás. Acredita-se, no entanto, que tenha se originado da tribo dos goyazes, antigos habitantes da região.

 

A capital do estado de Goiás é Goiânia.

 

A região metropolitana de Goiânia possui em torno de 2 milhões de habitantes e inclui as cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Inhumas, Senador Canedo e Bela Vista de Goiás, entre outras.

 

Goiânia fica a cerca de 200 quilômetros de outra importante região metropolitana brasileira: Brasília. Juntas as cidades entre a capital nacional e a capital de Goiás, abrigam quase 5 milhões de pessoas.

 

Goiânia é a segunda cidade mais populosa do Centro-Oeste, atrás somente de Brasília.

 

Os bairros mais populosos da cidade são Jardim América, Jardim Novo Mundo, Setor Bueno e Setor Oeste.

 

Com seus inúmeros bares e casas noturnas, um dos bairros mais boêmios é o Setor Bueno.

 

Goiânia é uma das 10 capitais com melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país, na frente de cidades importantes como o Rio de Janeiro.

 

A maior feira ao ar livre do mundo é a feira hippie de Goiânia, que reúne mais de 6 mil barracas todos os domingos na Praça do Trabalhador.

 

Goiânia é uma das cidades mais arborizadas do país, ao lado da paranaense Curitiba e da paraibana João Pessoa. É também a capital com maior número de praças.

 

A capital de Goiás é também a 14a melhor cidade brasileira para empreender, de acordo com um ranking publicado pela revista Época Negócios em 2 015.

 

O primeiro centro administrativo (em outras palavras, o primeiro “Palácio do Governo”) de Goiânia funcionou debaixo de uma árvore. A amoreira onde o primeiro administrador municipal despachou existe até hoje no Centro da cidade.

 

A Cidade de Goiás – que também é conhecida como Goiás Velho – foi capital do estado até a fundação de Goiânia, em 1937.

 

Num concurso promovido por um jornal para escolher o nome da nova capital de Goiás, venceu Petrônia, nome em homenagem a Pedro Ludovico Teixeira. Mas consta que o próprio Teixeira não teria gostado e escolhido o segundo nome mais votado: Goiânia. Um detalhe: Ludovico Teixeira foi o responsável pela mudança da capital de Goiás Velho para Goiânia.

 

Ela também possui um dos vastos patrimônios art déco do mundo, quase todo tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

 

A vizinha cidade de Aparecida de Goiânia possui a maior concentração de motéis do Brasil.

 

Por estar localizada num planalto de clima seco, Goiânia possui umidade relativa do ar muito baixa. Os dias mais secos do ano ocorrem entre junho e setembro. O mês mais seco é agosto.

 

O que mais chama a atenção dos turistas que visitam Goiânia (principalmente aqueles que vivem em regiões montanhosas como a Serra Fluminense, a Serra Gaúcha e a Grande São Paulo, cabe aqui salientar) é a geografia plana da cidade.

 

Fontes: Wikipédia, Curta Mais.

 

Share: