O trio Bee Gees foi bastante popular durante a era disco, quando compuseram músicas para a trilha sonora do filme Os Embalos de Sábado a Noite. Mas ele também é conhecido por suas músicas românticas. Descubra algumas curiosidades sobre o irmãos Gibb nas linhas a seguir.

 

Embora tenham passado grande parte da vida na Austrália, os irmãos Gibb nasceram na Ilha de Man, entre os litorais da Escócia e Irlanda do Norte.

 

O mais velho dos irmãos Gibb é Barry, nascido em 1946. O mais novo era Maurice, gêmeo de Robin (a diferença de nascimento entre ambos foi de apenas 35 minutos).

 

O único dos irmãos Gibb que permanece vivo é Barry. Robin faleceu em maio de 2012 e Maurice, em janeiro de 2013 – ou seja, com uma diferença de menos de um ano.

 

O quarto músico famoso da família era Andy Gibb. Embora preferisse a carreira solo, Andy fez diversas parcerias com os irmãos tanto em composições quanto em shows. Ele morreu aos 30 anos em virtude de problemas cardíacos.

 

O álbum Saturday Night Fever, tema do filme Os Embalos de Sábado à Noite e com composições do Bee Gees, é a segunda trilha sonora de maior vendagem da história. Entre os discos mais vendidos de todos os tempos, está em 9º lugar.

 

Ainda crianças, os irmãos Gibb mudaram para o estado australiano de Queensland. Foi na Austrália, mais propriamente na cidade de Brisbane que eles iniciaram a carreira artística.

 

O primeiro nome adotado pelo grupo foi Blue Cats. O nome Bee Gees foi sugerido por um Dj, que achou que havia muitos “B´s” e muitos “G´s” na vida deles.

 

O primeiro álbum saiu com o título Barry Gibb & The Bee Gees na capa. Lançado em 1965, tinha entre as faixas a música Wine and Women, o primeiro hit do grupo.

 

A música Grease, da trilha sonora do filme Grease – Nos Tempos da Brilhantina, é uma composição de Barry Gibb. No álbum, ela é interpretada pelo cantor norte-americano Frank Valli.

 

O Bee Gees é um dos grupos com maior número de canções em primeiro lugar na lista das mais ouvidas da revista Bilboard. São nove ao total, entre elas How Deep is Your Love e How Can You Mend a Broken Heart. É também um dos grupos/artistas com mais canções consecutivas em primeiro lugar, no total de seis.

 

Nigth Fever e Stayn´Alive estão entre as músicas de maior sucesso do ano de 1978. Elas ocuparam simultaneamente o primeiro e o segundo lugar entre as mais ouvidas da Bilboard.

 

Batizado de This is Where I Came In, o último álbum do trio foi lançado em 2001. O grupo terminou anos depois com a morte de Maurice.

 

O Bee Gees fez diversas parcerias musicais. As que fizeram maior sucesso no Brasil foram gravadas com Samanta Sang (Emotion), Kenny Rogers (You and I) e Dionne Warwick (Heartbreaker).

 

Foram ao total 10 prêmios Grammy ao longo da carreira, o último concedido em 2015 pelo conjunto da obra. Um detalhe: metade foi concedida entre 1977 e 1978, quando o grupo esteve no auge.

 

Fontes: Wikipédia, Mega Curioso, Rolling Stone.

 

Share: