O verdadeiro nome de Bob Marley era Robert Nesta Marley.

 

Marley nasceu em 6 de fevereiro de 1945 em Saint Ann, no interior da Jamaica. Seus pais eram Norval Sinclair Marley, um militar branco inglês, e Cedella Booker, uma adolescente negra.

 

Norval e Cedella casaram-se em 9 de julho de 1944. Norval, porém, abandonou Cedella no dia seguinte ao casamento. Apesar de raramente encontrar a esposa e o filho, Norval continuou dando apoio financeiro a eles.

 

Com a morte de Norval em 1955, Cedella e o pequeno Marley se mudaram para Kingston, capital da Jamaica.

 

Marley costumava ser alvo de chacotas e brincadeiras de mal gosto dos garotos da vizinhança por ser mulato e por possuir baixa estatura.

 

Antes de se tornar famoso, Marley chegou a trabalhar em uma oficina mecânica e até a ler as mãos das pessoas.

 

Marley tornou-se conhecido pelo seu trabalho com o grupo de reggae The Wailers, que incluía outros dois célebres músicos, Bunny Wailer e Peter Tosh.

 

Seu primeiro sucesso internacional foi a música No Woman No Cry, de 1975, com o grupo The Wailers.

 

Em 1976, dois dias antes de um show gratuito organizado por ele e pelo então primeiro-ministro jamaicano Michael Manley durante o período eleitoral, Marley, sua esposa Rita e o empresário Don Taylor foram vítimas de um atentado na residência do cantor em Hope Road. Marley sofreu ferimentos leves no braço e no tórax. Acredita-se que o tiroteio teve motivações políticas, já que o concerto foi visto como um gesto de apoio ao primeiro-ministro.

 

Marley realizou o show, mas deixou a Jamaica no final de 1976 e foi para a Inglaterra, onde gravou os álbuns Exodus e Kaya. Lá, foi preso pela posse de um cigarro de maconha.

 

Marley foi convidado a tocar nas comemorações pela independência do Zimbabwe em abril de 1980.

 

Bob Marley era adepto da religião rastafari. Pode-se, inclusive, dizer que ele era um missionário rasta, fazendo com que a religião fosse conhecida internacionalmente. Em suas canções Marley pregava fraternidade e paz para toda a humanidade. Antes de morrer ele foi inclusive batizado na Igreja Ortodoxa da Etiópia com o nome Berhane Selassie.

 

O rastafarismo nasceu na Jamaica e idolatrava o líder etíope Haille Selassie. Em geral, os “rastas” são naturalistas, vegetarianos, pregam a paz entre os povos e idolatram a cultura africana. Dizem que a verdadeira origem da palavra rastafari é aramaica e significa “príncipe da paz”.

 

Marley era um grande defensor da maconha, usada por ele no sentido da comunhão, apesar de que seu uso não é consenso entre os rastas. Na capa de Catch a Fire inclusive ele é visto fumando um cigarro de maconha, e o uso espiritual da cannabis é mencionado em muitas de suas músicas.

 

Em julho de 1977, Marley descobriu uma ferida no dedão do pé direito, que ele pensou ter sido provocada por um acidente em um jogo de futebol. A ferida não cicatrizou, e sua unha posteriormente caiu. Foi aí que ele descobriu sofrer de um tipo de câncer de pele chamado melanoma maligno, que se desenvolveu em seu dedo. Os médicos o aconselharam a amputar o dedo, mas Marley recusou. O câncer espalhou-se para seu cérebro, pulmão e estômago.

 

Um mês antes de sua morte, Bob Marley foi premiado com a Ordem ao Mérito Jamaicana. Ele queria passar seus últimos dias na Jamaica, mas a doença se agravou e Marley teve de ser internado nos Estados Unidos. Bob Marley faleceu no hospital Cedars of Lebanon no dia 11 de maio de 1 981 em Miami, Flórida, aos 36 anos.

 

Ao falecer, Marley estava completamente calvo. Para esconder a careca, seus dreads originais foram colados em sua cabeça. Antes de ser atingido pelo câncer, a última vez em que Marley havia cortado a longa cabeleira foi em 1968.

 

Marley foi enterrado em Nine Miles, perto de sua cidade natal. Junto com o corpo foram enterrados sua guitarra, uma bola de futebol, um pote com maconha, um sino e uma Bíblia.

 

Interpretada pelo The Wailers, a música One Love foi escolhida pela BBC como uma das canções do século XX. Já o disco Exodus foi eleito o Álbum do Século pela revista norte-americana Time.

 

Ziggy Marley, filho de Bob, estreou em disco em 1985, quando tinha apenas 17 anos. Ziggy é considerado successor musical de Marley.

 

Share: