Considerado o maior representante da soul music no Brasil, além de um dos melhores compositores de MPB, Tim Maia foi diversas vezes homenageado no cinema, na música e na literatura. Mas você sabia que ele chegou a vender marmitas para ajudar a família? Veja nas próximas linhas algumas curiosidades a seu respeito.

 

O nome verdadeiro do compositor e cantor Tim Maia era Sebastião Rodrigues Maia.

 

Tim nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 28 de setembro de 1942. Faleceu em 15 de março de 1998, com apenas 55 anos.

 

Nem todos sabem, mas Tim Maia tinha nada menos que 18 irmãos. Quando jovem, chegou a vender marmita para ajudar a família.

 

O primeiro grupo musical de Tim foi Os Tijucanos do Ritmo que, curiosamente, surgiu numa igreja católica do Rio de Janeiro.

 

Poucas pessoas sabem, mas Tim tocou no mesmo grupo de rock do rei Roberto Carlos, o The Sputniks. Por sinal, Sputnik era o nome do primeiro satélite artificial enviado ao espaço.

 

Morou durante cinco anos nos Estados Unidos, onde participou de um grupo chamado The Ideals. Recebeu influência da soul music norte-americana, estilo que marcaria para sempre a sua carreira. Mas foi preso por porte de drogas e deportado.

 

Em 1969, Roberto Carlos gravou Não Vou Ficar, de autoria de Tim, música incluída na trilha sonora do filme Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa. Essa gravação representou um salto para a carreira de Tim, que logo se tornaria mais conhecido dos brasileiros.

 

Sua primeira gravação foi um compacto simples, pelo antigo selo Fermata: These are the Songs. Mais tarde, These are the Songs – uma música cantada em inglês – seria regravada por ninguém menos que Elis Regina em parceria com Tim.

 

Seu primeiro álbum foi Tim Maia, lançado em 1970. Por sinal, esse disco é considerado pela crítica especializada um dos melhores da MPB de todos os tempos, ao lado de Construção, de Chico Buarque, e Chega de Saudade, de João Gilberto.

 

Um dos primeiros sucessos foi Azul da Cor do Mar, canção incluída em seu álbum de estreia. Detalhe: o Lp vendeu como água, transformando Tim num… CONTINUE A LEITURA

Share: