Localizada no Mar Mediterrâneo, a ilha de Creta foi o berço da Civilização Minoica. Percorra as linhas abaixo e veja alguns fatos interessantes e informações curiosas sobre o rei Minos, o palácio de Cnossos e o lendário minotauro. Você sabia, por exemplo, que as mulheres cretenses tinham tantos direitos quanto os homens?

 

Creta é a quinta maior ilha do mar Mediterrâneo e a primeira da Grécia. A sua capital é a cidade de Heráclion (ou Iráclio).

 

A ilha é um dos destinos mais populares do verão europeu. Entre os motivos estão as suas 350 praias. Uma delas é Elafonisi, outrora considerada uma das 20 praias mais bonitas do mundo.

 

Creta é uma ilha montanhosa, com grandes vales e muitas cavernas. A montanha mais alta é o Monte Ida, com 2.456 metros de altitude.

 

Creta é o berço da Civilização Minoica, uma das mais antigas do mundo. Surgida na Idade do Bronze (cerca de 3 mil anos antes de Cristo), ela é considerada por muitos historiadores mais avançada do que várias civilizações posteriores.

 

Os vestígios da Civilização Minoica permaneceram desaparecidos durante milênios até serem descobertos pelo arqueólogo britânico Arthur Evans, no século XVIII. Foi ele quem utilizou pela primeira vez o termo minoico, em referência ao lendário rei Minos.

 

Em Creta, os reis eram chamados de Minos. Mas, segundo a mitologia, Minos teria sido também um semi-deus filho de Zeus e da princesa fenícia Europa.

 

Um dos maiores achados de Evans foi o palácio de Cnossos, que acreditava-se ser a morada do mítico Minotauro. Metade homem, metade touro, o Minotauro vivia… CONTINUE A LEITURA

Share: