Um dos maiores genocídios da história humana ocorreu na Europa da primeira metade do século XX, quando milhões de pessoas, principalmente judeus, foram mortas pelos nazistas. Mas o que você sabe sobre o Holocausto? Confira nas linhas a seguir algumas informações chocantes e curiosidades sobre esse conjunto de crimes que a humanidade jamais esquecerá.

 

A palavra holocausto vem do grego “holo” (“todo”) e “kaustos” (“queimado”). Refere-se ao sacrifício de animais, em que a carne era posteriormente queimada em oferenda aos deuses. Ele é também conhecido como “shoah” (“destruição”), em hebraico.

 

A palavra Holocausto se tornou popular a partir da segunda metade da década de 1970, quando a rede norte-americana NBC lançou uma série sobre o extermínio de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Embora tenha mencionado os guetos judaicos, assim como os campos de concentração, ela foi duramente criticada por não ter sido tão fiel à realidade. Ou trivial demais.

 

Nas cartas e documentos em que discutiam o Holocausto, os nazistas nunca utilizaram as palavras “extermínio” ou “matança”. Ao invés disso, utilizaram termos como “solução final” e “tratamento especial”, além da palavra “evacuação”.

 

A Noite dos Cristais ou Noite dos Cristais Quebrados foi uma perseguição deliberada contra judeus alemães e austríacos feita por comandos nazistas, entre 9 e 10 de novembro de 1938. Os nazistas saquearam em torno de 1.000 sinagogas e destruíram mais de 7.000 estabelecimentos comerciais e fábricas de propriedade de judeus. Acredita-se que 36 judeus tenham sido mortos, mas tudo indica que esse número tenha sido bem maior.

 

Mais de 1,1 milhão de crianças morreram durante o Holocausto.

 

A pior matança ocorreu nos arredores de Kiev, na Ucrânia, em 1941, quando 33 mil judeus foram mortos em apenas… CONTINUE A LEITURA

Share: