No início dos anos 2010, a Síria mergulhou numa guerra que matou milhares de pessoas e gerou um grande fluxo migratório em direção a países como Jordânia, Turquia e Alemanha. Parte do país foi dominada por um grupo radical religioso. Confira nas linhas a seguir algumas curiosidades sobre a população e a história da Síria.

 

O nome oficial do país é República Árabe da Síria.

 

A maior parte da população árabe (cerca de 90%) pertence à etnia árabe, mas a Síria também possui um grande contingente de curdos, turcos e armênios. O islamismo é a religião predominante.

 

Cerca de 10% da população é constituída de cristãos, em sua maioria de ritos ortodoxos e gregos. Detalhe: a quantidade de cristãos caiu com a Guerra da Síria e os ataques do grupo mega-terrorista Estado Islâmico.

 

As principais cidades da Síria são: Damasco (a capital), Alepo, Tartus e Homs. A capital é a cidade de Damasco.

 

O país é governado por Bashar Al-Assad, herdeiro do ex-presidente Hafez Al-Assad. O detalhe é que Bashar era o segundo na linha sucessória do pai. Ele só se tornou herdeiro (e presidente, com a morte do pai em 2000) depois que seu irmão, Basil Al-Assad morreu num acidente de carro. O clã Assad está no poder há 40 anos.

 

O país é governado pelo partido Baath, de Hafez e Bashar Al-Assad, desde… CONTINUE A LEITURA

Share: