Situado no sul da Ásia e espremido entre Tailândia, Vietnã e Camboja, o Laos é um país de longa tradição budista. Sua capital é a cidade de Vientiane, mas é Luang Prabang, com sua cultura milenar e arquitetura, que mais atrai turistas do mundo todo. Percorras as linhas a seguir e descubra curiosidades sobre a geografia e a cultura do Laos.

 

A capital e maior cidade laosiana é Vientiane ou Viang-Chan, com 200 mil habitantes.

 

Vientiane fica às margens no rio Mekong, na fronteira com a Tailândia. Trata-se de uma das poucas capitais do mundo situadas na divisa com outro país.

 

Uma vez que o Laos é um país montanhoso, a maior parte da população vive nas regiões de planície, principalmente nas áreas que circundam o rio Mekong.

 

O Laos possui 6,6 milhões de habitantes (dados de 2015), pouco mais da metade da população da cidade brasileira de São Paulo.

 

Sessenta por cento da população segue o budismo. Os demais 40% são seguidores do animismo, cristianismo e outras religiões.

 

A língua laosiana é falada no Laos e em grande parte da Tailândia e Vietnã. Pertence ao grupo linguístico tai, que possui inúmeros falantes no sul da China e região da Indochina.

 

O rio Mekong atravessa o país de norte a sul ao largo das fronteiras com Myanmar e Tailândia. O Mekong nasce no planalto tibetano e é considerado o 13º maior rio do mundo.

 

Com uma rica biodiversidade, o Mekong fornece alimentos para boa parte da população laosiana.

 

Assim como seus vizinhos Vietnã e Tailândia, o Laos é um país de clima quente e úmido, com chuvas mais intensas entre os meses de abril e outubro.

 

Continue a leitura…

Share: