A tuberculose mata milhares de pessoas anualmente em todo o mundo. Trata-se de uma doença transmitida através de fluidos corporais. As pessoas mais vulneráveis são aquelas que possuem sistema imunológico deprimido. Consulte as linhas a seguir e descubra alguns fatos e curiosidades sobre essa nefasta doença.

 

A tuberculose é uma doença infecciosa causa pela bactéria Mycobacterhium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. Atinge principalmente os pulmões (o que equivale a 75% dos registros), mas pode em alguns casos afetar órgãos como os rins, a pele e o intestino.

 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a tuberculose não está relacionada à gripe ou pneumonia. É uma doença infecciosa, transmitida por contato com fluídos (principalmente através de tosses e espirros) de uma pessoa contaminada.

 

A probabilidade de transmissão é tanto maior quanto maior for a gravidade do estado de saúde da pessoa contaminada. Assim que diagnosticam a doença, uma da primeiras medidas dos médicos é isolar o paciente.

 

Um dos principais sintomas da doença é a tosse persistente, normalmente por mais de duas semanas. O paciente apresenta ainda dor no peito, cansaço e falta de apetite. A produção de catarro é bastante comum – nos casos mais graves, os escarros são acompanhados de sangue.

 

O tratamento é feito com três drogas diferentes, basicamente a rifampicina, a isoniazida e a pirazinamida. Com o tempo, diminui-se a quantidade de drogas. Embora apresente melhoras, o paciente não pode de modo algum interromper o tratamento. O bacilo pode se tornar mais resistente e a doença, mais difícil de tratar.

 

A tuberculose é relativamente comum em pacientes com sistema imunológico debilitado. Portadores do HIV estão entre os grupos mais vulneráveis. Houve um aumento nos… CONTINUE A LEITURA

Share: