Com uma superfície de 43.810.582 quilômetros quadrados, a Ásia é o maior continente do planeta. É mais de 1 milhão de quilômetros quadrados maior que a América, o segundo maior continente. Conheça alguns números interessantes e aspectos curiosos sobre a geografia do continente, bem como de seus países mais populosos.

 

A Ásia é dividida em 5 zonas: Comunidade de Estados Independentes (CEI), Extremo Oriente (China, Japão e Coreias), Sudeste Asiático (Tailândia, Malásia, Indonésia etc), Sul da Ásia (Paquistão, Índia, Bangladesh) e Oriente Médio (Iraque, Kwait, Síria e outros).

 

A Ásia é o continente mais populoso da Terra, com uma população que somava no ano de 2013 cerca de 3,9 bilhões de pessoas, o que equivale a mais da metade da população do planeta.

 

Dos 10 países mais populosos do mundo, seis são asiáticos: China, Índia, Indonésia, Paquistão, Bangladesh e Japão. O mais populoso é a China, que em 2014 possuía em torno de 1,3 bilhão de habitantes.

 

A previsão é de que, em 2050, a Índia seja o país mais populoso da Terra, com cerca de 1,6 bilhão de pessoas.

 

Das 10 cidades mais populosas do planeta, 7 estão na Ásia. São elas: Xangai (China), Karachi (Paquistão), Istambul (Turquia), Mumbai (Índia), Pequim (China), Guangzhou (China) e Nova Dheli (Índia).

 

A maior região metropolitana do mundo é a de Tóquio, no Japão, que totalizava 37 milhões de habitantes em 2015. A segunda maior é a de Seul, Coreia do Sul, com 25 milhões de pessoas.

 

Das três maiores economias do mundo, duas são asiáticas. Japão é a terceira maior economia. A segunda maior é a China, mas analistas preveem que ela ultrapassará os Estados Unidos antes de 2025.

 

A China possui o mais rigoroso controle de natalidade do mundo. Até 2015, cada casal só podia ter um filho. Como os casais dão preferência para filhos homens, o número de bebês do sexo masculino tornou-se maior do que do feminino. Para cada 100 meninas, nascem 119 meninos. Estimativas revelam que no ano de 2020 pelo menos 30 milhões de homens chineses permanecerão solteiros.

 

Todo mundo sabe que a China é o país mais populoso do mundo. O que poucos sabem é que o número de sobrenomes han (principal etnia da China) é muito pequeno. Enquanto no Japão existem mais de 200 mil sobrenomes, na China eles não passam de cem. Os sobrenomes mais comuns são Wang, Li e Zhang, que são usados por 22,4% da população, ou seja, 291 milhões de pessoas.

 

A cada feriado do Ano-novo Chinês, mais de 300 milhões de pessoas viajam pelo país para visitar parentes, formando o maior movimento migratório do planeta. Como não conseguem ir ao banheiro nos trens superlotados, muitos viajantes usam fraldas para adultos.

 

O território chinês abrange 4 fusos horários, mas o governo não quer nem saber, e todo o país adota o horário de Pequim. O que faz o sol nascer às 4 da manhã no leste do país, e no oeste, às 9 da manhã.

 

A Península da Coreia foi anexada pelo Japão em 1905. Com a derrota das forças japonesas na Segunda Guerra Mundial, a Coreia foi dividida em praticamente dois países: Coreia do Sul (capitalista) e Coreia do Norte (comunista).

 

O maior estádio do Mundo, chamado de Rungrado May Day, com capacidade para até 150 mil pessoas, fica na Coreia do Norte.

 

É proibido mascar chiclete em público em Singapura. Jogar o chiclete no chão, então, nem pensar!!  Além disso, pichar muros e fachadas pode resultar em três anos de prisão. Se a tinta for difícil de ser removida, o pichador pode ainda levar oito chibatadas.

 

O japonês é o povo mais longevo do mundo. A expectativa de vida da população chega aos 82 anos (79 para homens e 84 para mulheres). Okinawa, no extremo sul do país, é a região com maior número de centenários do Japão e, talvez, do mundo.

 

O Japão foi o único país do mundo a ser atacado com bombas atômicas. Foram duas explosões, em Hiroshima e Nagasaki no ano de 1945. A explosão de Hiroshima matou entre 60 e 80 mil pessoas. A de Nagasaki fez entre 90 e 140 mil vítimas. Por incrível que possa parecer, a radiação das bombas atômicas não prejudica a vida nas atuais Hiroshima e Nagasaki.

 

Considerados países europeus, Rússia e Turquia possuem a maior parte de seus territórios na Ásia. Istambul, onde se concentra boa parte da população turca, é a única cidade do mundo que ocupa dois continentes.

 

A Rússia é o maior país do mundo, ocupando 1/9 da área terrestre. Sua área é de 17 milhões de metros quadrados, o dobro da brasileira. Ela abrange metade da Europa e 1/3 do continente asiático.

 

A Ásia é separada da Europa pelos Montes Urais, uma cadeia de montanhas localizada na Rússia.

 

A maior floresta do mundo não é a Amazônia, mas a taiga russa. Formada por coníferas (pinheiros), a taiga ocupa boa parte do território da Rússia (43%), Escandinávia, Alasca e Canadá.

 

Todas as 10 maiores montanhas do mundo estão localizadas da Ásia, na Cordilheira do Himalaia. As duas maiores montanhas são o Monte Everest, com 8.848 metros de altitude; e o K2, com 8.611 metros. Todas ficam na fronteira entre Nepal, Paquistão e China.

 

O maior e mais elevado planalto do mundo é o Planalto do Tibete, entre China, Índia, Nepal e Myanmmar. Ele possui altitude média de 4.000 metros e ocupa cerca de 2.500 quilômetros quadrados de área.

 

O maior lago interior – ou maior corpo de água fechado – do mundo é o mar Cáspio, na Ásia Central. Ele está localizado entre Rússia, Cazaquistão, Azerbaijão, Turcomenistão e Irã.

 

Dos 10 maiores rios do mundo, cinco estão na Ásia: rio Orb-Irtch (o quarto maior do mundo), rio Yang-Tsé, rio Amarelo, rio Amur e rio Lena.

 

O país com maior número de rios do mundo é Rússia. São, no total, 120 mil rios, a maior parte na porção asiática.

 

O menor país da Ásia é a Ilhas Maldivas, situada próximo a Índia e ao Sri Lanka, com apenas 298 quilômetros quadrados.

 

Além de ser o nono maior país do mundo, o Cazaquistão é também o maior sem costa marítima. Ele é pouco povoado, com apenas 15,5 milhões de habitantes.

 

O idioma falado no Cazaquistão é o cazaque, do ramo das línguas altaicas. Entre as línguas altaicas podemos citar o turco, o azeri, o turcomeno, o usbeque e o quirguiz. Outro ramo comum na Ásia Central é o iraniano, que abrange o farsi, o pashtum e o curdo.

 

Coreia do Sul e Japão foram os únicos países a sediarem juntos uma Copa do Mundo de futebol. A Copa ocorreu em 2002 e o campeão foi o Brasil.

 

Share: