Júlio César foi uma das principais figuras da história do Império Romano. Conquistou as tribos gaulesas, tentou pacificar o Império e, sem querer, criou uma longa dinastia de “césares”. Percorra as linhas a seguir e descubra algumas curiosidades sobre a sua história e, principalmente, seu legado.

 

Caius Julius Caesar, ou Caio Júlio César, foi um general e ditador romano que nasceu em Roma em 100 e morreu na mesma cidade em 44 antes de Cristo.

 

O clã Júlia, ao qual Júlio César pertencia, acreditava ser descendente direto da deusa Vênus – Afrodite, na mitologia grega. Detalhe: César tinha duas irmãs que também tinham o nome Júlia.

 

Quando tinha 20 anos, César partiu para a ilha de Rodes, no mar Egeu, onde pretendia acompanhar um curso de oratória com o grego Apolônio. O problema foi que o navio onde se encontrava foi sequestrado por piratas, que exigiram resgate pela vida dos passageiros. O mais curioso é que César achou a quantia exigida por sua vida insultantemente baixa e insistiu para que seus captores pedissem mais. Mas quando foi libertado, ele fez questão de ordenar a caça e matança dos sequestradores.

 

Júlio César teve inúmeras amantes durante a vida, sendo a mais conhecida a rainha egípcia Cleópatra, com quem teve um filho chamado Ptolomeu Cesarião. Consta que César e Cleópatra mantiveram o romance durante 14 anos.

 

Júlio César concedeu a cidadania romana a quase todos os povos conquistados, pois acreditava que isso ajudaria a unir o Império.

 

Consta que a frase “Até tu, Brutus?” teria sido proferida por César no momento em que percebeu que seu filho adotivo, Marcus Brutus, estava entre os conspiradores que tentavam assassiná-lo. Ela ficou famosa em virtude da peça Júlio César, de… CONTINUE A LEITURA

Share: